08 NOV 2021
Árvore oca é retirada da Praça Sant’Anna de Vinhedo
Exemplar Ficcus benjamin sofreu processo natural de degradação e envelhecimento, conforme constatou laudo ambiental
A Secretaria de Serviços Municipais de Vinhedo removeu, nesta segunda-feira (8), uma árvore da Praça Sant’Anna que oferecia risco de queda porque estava toda oca em seu interior. O exemplar Ficcus benjamin sofreu processo natural de degradação e envelhecimento, conforme constatou laudo ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo. Com risco de cair, a árvore representava ameaça aos moradores e ao patrimônio público.

A Secretaria de Meio Ambiente vai remover ainda esta semana o toco da árvore para que outra seja plantada no mesmo lugar. Foi o segundo exemplar da mesma espécie que precisou ser removido por já estar condenado e apresentar risco de queda. A Prefeitura já plantou um exemplar do Falso Barbatimão no local da árvore extraída anteriormente e vai plantar outra no mesmo local onde foi retirada a árvore nesta segunda (8).

O Falso Barbatimão é uma espécie mais adequada para a praça. Segundo a diretora de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Lívia Barreto, as árvores da praça são bem antigas e algumas ​já apresentam sinais de doença e envelhecimento. Entre esses sinais estão apodrecimento do caule, diminuição da copa, aparecimento de pintas, mudança de cor nas folhas e entrada de insetos e microorganismos que danificam o tronco e a base, elevando os riscos de queda.

Para informar a população sobre  o estado fitossanitário da árvore, a Secretaria preparou uma faixa que foi instalada no local em agosto explicando, de forma didática, o processo de envelhecimento e os riscos de queda, deixando os canais de comunicação abertos para quem quisesse obter mais informações.

Os exemplares da arborização urbana de Vinhedo são monitoradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e pela Secretaria de Serviços Municipais. O corte de árvores é feito em último caso, só quando apresentam risco à vida humana e ao patrimônio.