10 DEZ 2021
MEIO AMBIENTE
Vinhedo promove levantamento florestal para criar corredores verdes de preservação ambiental
Fase de preparação do projeto Reconecta, que unirá as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas
A Prefeitura de Vinhedo vai retomar, no próximo mês, o levantamento florestal de Vinhedo, identificando as espécies vegetais dos fragmentos de mata nativa, com vegetação típica do município, e áreas a serem restauradas. Essa é a etapa inicial da fase de implementação do projeto Reconecta, que une as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para criar um corredor verde de preservação ambiental, por onde vão circular animais silvestres.

“É um projeto ambicioso e de grande relevância para o meio ambiente. Um projeto que vai garantir mais qualidade de vida a Vinhedo e também a toda a RMC. Estamos trabalhando firmes para implementar esse corredor verde e tornar nossa cidade ainda mais bonita, ecológica e arborizada. Sustentabilidade é um dos pilares do meu governo porque temos que construir desde agora a cidade que queremos para o futuro”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Em agosto deste ano, dr. Dario assinou o termo de adesão de Vinhedo ao Reconecta, que tem apoio internacional. O projeto envolve os 20 municípios, o Ministério Federal de Meio Ambiente, o programa Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da República Federal da Alemanha, a Prefeitura Municipal de Campinas, a ONG internacional ICLEI ( Governos Locais pela Sustentabilidade, na tradução da sigla em inglês) e o Interact-Bio (ação internacional de apoio à biodiversidade), sob a coordenação da Agência da Região Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

Produtor de água

O Reconecta já foi aprovado pela Câmara Municipal de Vinhedo. O projeto não só garante preservação ambiental, mas também funciona como produtor de água para o município. A arborização evita assoreamento dos mananciais, preserva rios e cursos de água e atua como fornecedor de água para o lençol freático. Todo esse sistema de produção de água é interligado e permite que parte significativa do recurso permaneça e beneficie a cidade

A produção de água é garantida porque as árvores reduzem as correntes de água de chuva, favorecem a captação e infiltração progressiva pelas raízes, reduzem enchentes, a necessidade de obras de macrodrenagem e aumentam a recarga hídrica. As árvores também contribuem para a conservação da umidade relativa do ar, captação de poluentes e poeira, cidade verde, ruas limpas e qualidade de vida.

A definição das áreas de proteção ambiental já está incluída no novo Plano Diretor de Vinhedo, que está sendo debatido com a sociedade. Cada um dos 20 municípios da RMC está criando e implementando seus projetos de requalificação urbana e ambiental para que os fragmentos de florestas possam estar interligados com corredores ecológicos em toda a região. O inventário florestal vai fornecer informações importantes sobre a cobertura vegetada e o estado sucessional para a elaboração de projetos e  cronogramas de implantação.

Em Vinhedo, as regiões com maiores fragmentos de florestas estão às margens do Rio Capivari e na Zona de Conservação Ambiental Leste, 38% das linhas de reconexão do Reconecta composto de vegetação nativa.

Levantamento Florestal

Com o levantamento florestal, entre outras ações,  será possível calcular o número e espécies de árvores que precisam ser plantadas em toda a cidade. O trabalho foi interrompido na pandemia e será retomado no início do próximo ano. O Reconecta prevê a recomposição dos fragmentos de mata nativa, da mata ciliar e também de corredores verdes urbanos, como em toda a extensão do canteiro da Avenida Independência. Além da ampliação da área verde, o projeto quer garantir a preservação da fauna, para que os animais silvestres da região tenham maior chance de sobrevivência e conservação das espécies.

No que se refere à fauna, o Reconecta reduz o risco de extinção de animais terrestres, incluindo insetos, muitos deles responsáveis pela polinização, assim como aves e animais do meio aquático como os peixes e alguns répteis. O programa é baseado em três pilares, proteção animal, recuperação de Áreas de Proteção Permanentes (APPs), fortalecimento das áreas protegidas já existentes e criação de novas áreas protegidas.

Plano de Ação

O Plano de Ação de Vinhedo do Reconecta inclui a arborização urbana de ruas e a criação de um parque linear de 25 mil metros quadrados de área verde e quatro quilômetros de ciclovia no canteiro central da Avenida Independência, onde serão plantadas árvores pertencentes ao bioma local para formar uma rede de arborização ligando vias e córregos da cidade.

Projeto Piloto

O Projeto Piloto do Reconecta em Vinhedo será realizado em uma área municipal entre a Avenida Rosa Zanetti Ferragut e Rua Jasmim. No local serão utilizadas soluções baseadas na natureza e engenharia natural para recuperação das margens do córrego e reflorestamento. Os recursos para implementação desse projeto estarão sendo viabilizados por programas de parcerias. A Prefeitura vai divulgar todas as fases do Reconecta para que a população possa participar, inclusive através de ações educacionais.

Vegetação no Brasil

De 1985 a 2015, o Brasil perdeu 1,9 milhão de hectares de mata natural. Hoje o País tem 12% de vegetação original. Eram 131,2 milhões de hectares em 1500 e hoje são 16 milhões de hectares. Restam pouco mais de 10% do bioma da Mata Atlântica, sendo São Paulo o estado com mais áreas naturais preservadas do bioma original em relação aos demais.