13 DEZ 2021
Vinhedo participa de projeto sobre cuidados com a depressão do Ipads
Programa encerra primeira etapa com evento de conclusão do curso de capacitação para profissionais de saúde do município
A Secretaria de Saúde de Vinhedo está participando do Projeto Linha de Cuidado em Depressão, para o avanço de políticas de atenção à doença e criação de metodologia que seja reaplicável nas unidades básicas de saúde. O projeto é parceria do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento (Ipads), da Janssen, da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, das cidades Vinhedo e Valinhos. A capacitação atendeu cerca de 70 profissionais nas duas cidades, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, e encerra as atividades em evento nesta terça-feira (14).

Um dos pilares da iniciativa é o curso de formação que consiste em aulas presenciais e online com profissionais de saúde multidisciplinares da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para ampliar a capacidade diagnóstica e incentivar novas práticas de prevenção e tratamento, assim como de gestão do cuidado do paciente. A expectativa é impactar mais de 250 profissionais da saúde e mais de 34 mil pacientes e seus familiares nas duas cidades.

Além da capacitação, o Projeto Linha de Cuidado tem como foco o desenvolvimento de materiais de orientação técnica e a formulação de linha de atenção à depressão incluindo fluxos assistenciais, indicadores avaliativos, sistema de notificação e tecnologias envolvidas nos diferentes pontos de atenção à saúde.

Segundo o coordenador de desenvolvimento de projetos no Ipads, Thiago Lavras, Trapé, o projeto é pioneiro e conta com apoio de secretarias municipais de saúde, estadual e com diversos profissionais de referência na área. “Esse projeto tem como diferencial oferecer para gestores e trabalhadores do SUS ferramentas de planejamento e práticas clínicas que ajudem a desenvolver os cuidados necessários para manejar os casos de depressão. A depressão, que sempre foi bastante prevalente, teve um crescimento significativo durante a pandemia, estudos sugerem aumento em até 25% dos casos”, diz.

Os materiais serão consolidados nos próximos meses para que no primeiro semestre de 2022 sejam lançados a linha de cuidado para depressão e um manual de melhores práticas para o atendimento à doença nas unidades básicas de saúde. “Começamos com Valinhos e Vinhedo, mas o objetivo é que o modelo de organização das práticas possa ser aplicado em todo o Brasil”, explica a representante da área de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Janssen Brasil, Camila Passi Batista.

“Em nome da Secretaria de Saúde de Vinhedo, agradeço a parceria com a Ipads, Janssen Brasil e Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo pela organização desse curso sobre saúde mental, que já está rendendo frutos na nossa rede de saúde e está em interlocução com a Assistência Social e a Secretaria de Educação para aprimorar os métodos da linha de cuidado de depressão. Nesse momento de pandemia e de pós-pandemia, a importância de trabalhos como esse fica ainda mais visível”, afirma o secretário de saúde de Vinhedo, Milton Ricardo Ribolli.

Serviço:

Encerramento Curso Saúde Mental e Depressão: a importância do trabalho em rede
Data: 14 de dezembro
Horário: 10h
Local: C.I.C Eduardo Von Zuben – Rua Júnior França de Paula, 12 – Altos do Morumbi, Vinhedo

Autor: Silvana Guaiume