14 DEZ 2021
Projeto Pamda leva música, flor e carinho a pacientes acamados neste Natal
Profissionais de saúde vestem o gorro do Papai Noel, pedem licença à família e convidam todos a cantar músicas natalinas
A equipe do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (Pamda) de Vinhedo inovou mais uma vez este ano, no período que antecede o Natal, para levar mais carinho, conforto e acolhimento aos pacientes acamados ou que precisam receber tratamento em suas casas. Os profissionais de saúde vestem o gorro do Papai Noel, pedem licença à família e cantam músicas natalinas, convidando todos a cantar junto. Com muito carinho e atenção, o grupo entrega flores aos doentes.

“Todos os anos fazemos algo diferente para os pacientes e seus familiares no fim de ano, como uma confraternização da equipe e das famílias atendidas. Já entregamos panetones, sorteamos presentes doados por terceiros ou pelos próprios profissionais. Este ano pensamos em levar carinho em forma de músicas e ofertar uma flor simbolizando alegrias, prosperidade, beleza e perfume às famílias”, disse a equipe.

Segundo a coordenadora do Pamda, Elaine Galo, a equipe, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e psicóloga, se divide em dois grupos. Um dos grupos realiza o atendimento ao doente, conforme os cuidados que ele precisa, e o outro grupo coloca o gorro de papai Noel e entra nas casas dos pacientes atendidos que aceitam a homenagem.  “Convidamos que cantem conosco e sintam a energia da canção”, afirmou a equipe.

O objetivo das ações de Natal é oferecer carinho, estimular a confraternização entre os familiares, e dos familiares e pacientes com a equipe, além dos cuidados técnicos, como curativos, visitas médicas, exercícios e outros. As reações, conforme Elaine, são variadas e emocionam a equipe. “Eles cantam junto, embalam o próprio corpo, dançam, se emocionam, choram, silenciam e agradecem”, conta.

Iolanda Esposito, de 91 anos, faz questão de agradecer. “Muito obrigada. Eu não esperava. Fiquei muito contente. Feliz Natal e feliz Ano Novo”, diz. A filha de Iolanda, Loredana Almeida Oliveira, também agradeceu o carinho. “Obrigada pela atenção o ano todo. Médico, enfermagem e todos que cuidam da assistência do Pamda. Vocês estão aqui sempre que precisamos. Que Deus recompense sempre o trabalho de vocês. Beijo a cada um. Vocês estão no meu coração”, afirma,

O que é o Pamda

O Programa de Atendimento Domiciliar é composto por uma equipe multidisciplinar, que realiza assistência a pacientes acamados, restritos ao leito e aqueles que se apresentam em condições de saúde grave em cuidados paliativos. É vinculado ao Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Recebe encaminhamentos dos hospitais e unidades de saúde. O atendimento é feito, de acordo com critérios pré-estabelecidos, para reduzir o tempo de internação hospitalar, prevenir a hospitalização e promover qualidade e cuidados de vida.

A equipe atua na orientação para adequações do ambiente para a chegada do paciente hospitalizado, orientações aos cuidadores e familiares sobre cuidados necessários, realiza visitas e tratamentos. A frequência das visitas acontece de acordo com cada paciente, conforme seu plano terapêutico e necessidades. O Pamda atende hoje cerca de 90 pacientes, a maioria com idade entre 70 e 80 anos.