10 JAN 2022
Procura por dose adicional de vacina aumenta em Vinhedo este ano
Vacinação na cidade continua sendo realizada esta semana sem necessidade de agendamento

A procura pela terceira dose da vacina contra covid-19 aumentou 40% em Vinhedo no início deste ano. Nos seis últimos dias de vacinação em 2021, 2.583 pessoas procuraram o Polo de Vacinação municipal para receber a dose de reforço e a procura nos seis primeiros dias de vacinação deste ano subiu para 3.604 moradores. Apenas no sábado (7), ao menos 580 pessoas se vacinaram contra o coronavírus no Polo. A Secretaria atribui o aumento da procura à alta no número de contaminados em todo o País e ao surto de gripe. A vacinação em Vinhedo continua esta semana sem necessidade de agendamento.

A vacinação acontece no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 - São Matheus), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 7h30 às 14h. A vacinação acontece conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual.

São aplicadas primeiras e segundas doses em moradores com 12 anos ou mais; dose adicional, a terceira dose, em moradores com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses; e dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias desde a aplicação da dose única. Basta ir até o polo de vacinação, sem precisar agendar.

Para receber a primeira dose, basta levar RG, CPF, comprovante de endereço ou cartão do SUS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda ou a dose de reforço é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade.

Para receber a dose de reforço da vacina é preciso respeitar o intervalo de quatro meses completos após a segunda dose no caso de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. No caso da Janssen, são 61 dias depois da dose única. Além da carteira de vacinação, que é obrigatória, para receber a segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentar documento com foto e, para os menores de idade, ir acompanhado de um responsável legal. O profissional da saúde precisa morar em Vinhedo e comprovar o vínculo com instituição de saúde.

Autor: Silvana Guaiume