10 JAN 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Solicitações sobre novos itinerários do transporte público devem ser feitas por telefone
Moradores devem entrar em contato com o número 0800 770 2435 para sugerir adequações ao novo sistema de linhas

A Prefeitura de Vinhedo e a concessionária MoV (Mobilidade Vinhedo) divulgaram os novos horários e itinerários do transporte público da cidade, que passarão a funcionar no dia 22 de janeiro em caráter experimental por 90 dias. Nesse período, sugestões e solicitações sobre as linhas e seus novos roteiros devem ser feitas pelo telefone 0800 770 2435, para que o sistema seja aprimorado e atenda às necessidades dos usuários. As solicitações e sugestões serão avaliadas pela empresa e pela Prefeitura para que alterações possam ser realizadas.

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana orienta os moradores a anotarem o número do protocolo da solicitação para que a Prefeitura possa acompanhar todos os processos abertos no 0800 e viabilizar as necessárias alterações junto com a empresa.

A definição dos novos itinerários é resultado de um trabalho técnico coordenado pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo por intermédio de uma comissão criada especialmente para avaliar a adequação operacional da malha e os custos, uma vez que ocorreram mudanças nos hábitos dos passageiros durante o período de pandemia. Para ampliar o atendimento e dar conforto aos passageiros, mais um veículo foi incorporado à frota.

Nova rede

A nova rede do transporte público de Vinhedo vai operar com sete linhas e 11 veículos, além de dois que ficarão como reserva. Pontos importantes, como o Distrito Industrial, Vida Nova II, as casas assistenciais CEIVI, Larcab, APABEX, Jardim Melle, Jardim Santa Cândida e Morada do Sol, foram reforçados. As linhas de maior demanda de passageiros ganharam mais opções de horários e trajetos mais rápidos para maior comodidade dos usuários.

A reorganização da malha de transporte foi necessária por causa da diminuição do número de passageiros no período da pandemia. De 120 mil passageiros previstos em contrato para utilizar o transporte público ao mês, a concessionária passou a transportar 40 mil.

Embora as restrições sanitárias tenham diminuído e a maioria dos setores tenham retomado as atividades, a quantidade de passageiros ainda não voltou ao normal. Cerca de 80 mil usuários ao mês, entre tarifa inteira e meia tarifa, deixaram de utilizar o transporte urbano, conforme apontam os números registrados em dezembro do ano passado.

Somente duas linhas municipais, a 406 e a 409, transportam mais de 1,5 mil passageiros ao dia. Em contrapartida, todas as outras somadas têm demanda inferior a 700 pessoas em dias úteis. Para contemplar as necessidades dos usuários com um serviço de maior qualidade foi necessário promover o equilíbrio do sistema.

Bilhete Único

Outra medida implantada pela Prefeitura de Vinhedo e que trouxe economia aos usuários é o Bilhete Único. Em dezembro de 2021, mais de 1,9 mil usuários puderam se beneficiar com a integração temporal que é custeada integralmente pelo município.

O Bilhete Único permite a integração de duas ou mais linhas de ônibus num período de uma hora e meia, em um mesmo sentido. O portador do cartão eletrônico pode embarcar em qualquer ponto de ônibus, pegar um segundo ou terceiro veículo com o pagamento de apenas uma passagem para chegar ao seu destino.

Confira todas as linhas e itinerários no final do texto no link: bit.ly/movvinhedo2022

Autor: Silvana Guiaume