17 JAN 2022
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo contrata médicos em caráter emergencial por tempo determinado
Dez médicos estão sendo recrutados para atender moradores na UPA e PA Capela, devido ao grande aumento da procura de pacientes
A Prefeitura de Vinhedo está contratando dez médicos, em caráter emergencial e por tempo determinado, para atender moradores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Atendimento (PA) Capela, devido ao grande aumento da procura de pacientes com sintomas gripais e covid-19. Um surto de novas variantes de coronavírus e de Influenza (gripe) está acontecendo em todo o País. Em Vinhedo, nas últimas semanas, o número de pessoas atendidas na emergência triplicou diante desse cenário.

Nesta segunda-feira (17), cinco médicos haviam sido contratados. A Secretaria de Saúde está realizando as contratações para impedir ainda mais o avanço da variante do coronavírus Ômicron em Vinhedo, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 26 de novembro. Identificada e reportada à OMS pela primeira vez pela África do Sul, em 24 de novembro, a Ômicron já foi detectada na região de Vinhedo.

A medida emergencial é baseada na Lei Orgânica, que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A Secretaria de Saúde de Vinhedo já havia ampliado o número de médicos nos plantões das duas unidades devido aos novos surtos, com remanejamento dos profissionais, mas também tem registrado aumento do número de contaminados entre os trabalhadores de saúde, inclusive médicos, que precisam ficar afastados.

Para evitar que esses afastamentos prejudiquem o atendimento, a Prefeitura está contratando dez médicos, pelo prazo máximo de 30 dias, a contar da efetiva contratação, para atuar junto à Secretaria Municipal de Saúde visando o atendimento de urgência e emergência e demais serviços necessários às ações de enfrentamento da Covid-19, proporcionando ampliação da equipe em razão do aumento de casos da doença e, em consequência, o crescente número de atendimentos na rede pública de saúde.

Autor: Silvana Guaiume