18 JAN 2022
EDUCAÇÃO
Secretarias de Educação e de Saúde de Vinhedo atualizam protocolo sobre covid-19 nas escolas
Ação busca proteger saúde de alunos e profissionais da educação, além de evitar maior sobrecarga ao sistema de saúde municipal
As secretarias de Educação de Vinhedo, de Saúde, de Negócios Jurídicos, Vigilância Epidemiológica e o setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) atualizaram o protocolo de afastamento dos funcionários da Educação em casos suspeitos e contactantes (pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados) de Covid-19.

As novas medidas, implementadas a partir do Decreto nº 363 de 22 de dezembro de 2021, buscam proteger a saúde de alunos e profissionais, além de evitar maior sobrecarga ao sistema de saúde municipal, que atende hoje o triplo da demanda usual, especialmente devido ao aumento de casos relacionados à nova variante da Covid-19 e também da gripe, o que ocorre em todos os municípios do país.

As famílias das crianças que estão frequentando as atividades presenciais neste mês foram informadas pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) sobre todas as medidas adotadas em relação à pandemia, ao surto de gripe e sobre as alterações no protocolo.

Segundo a Secretaria de Educação, as supervisoras de Educação estão mobilizadas para auxiliar as equipes gestoras das Unidades Educacionais a responderem às dúvidas dos pais e familiares dos alunos, além de realizarem o levantamento diário de todos os casos suspeitos, confirmados e, quando necessário, realizarem a intervenção junto à Vigilância Epidemiológica para as ações necessárias.

Entre as novas medidas adotadas neste ano está o agendamento imediato, pela Equipe Gestora da Unidade Educacional, para realização de testes rápidos em profissionais e alunos da Rede Municipal de Educação que apresentarem sintomas gripais no ambiente escolar.

Até esta segunda-feira (17), todos os servidores que notificaram as unidades tiveram o teste rápido realizado e, nos casos positivos, foram afastados do trabalho, conforme prescrição médica. Servidores com sintomas gripais, mas com teste negativo para Covid-19, devem passar por atendimento médico e seguir as orientações prescritas.

Contactantes

Contactantes são as pessoas que não apresentam sintomas (assintomáticas), mas tiveram contato com caso confirmado da Covid19 entre dois dias antes e dez dias após o início dos sintomas, e que tiveram contato com o contaminado durante mais de 15 minutos a menos de um metro e meio de distância, sem máscara; permaneceram juntos por pelo menos 45 minutos, independentemente do uso de máscara; compartilharam o mesmo veículo de transporte; ou residem na mesma casa que o infectado.

Saiba mais:

bit.ly/PlanoRetomadaSEDUC_PMV