26 JAN 2022
Bolsa do Povo Trabalho abre 60 vagas em Vinhedo com auxílio de R$ 540
Selecionados irão trabalhar em órgãos públicos e farão cursos de qualificação por cinco meses; inscrições abertas até 7 de fevereiro
O programa Bolsa do Povo Trabalho está com 60 vagas abertas em Vinhedo para atividades de trabalho e cursos de qualificação profissional. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 7 de fevereiro pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br. O programa oferece bolsas no valor de R$ 540 por mês aos interessados em trabalhar em órgãos públicos municipais e estaduais. A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos.

Os selecionados também vão participar de curso de qualificação profissional e apoio à empregabilidade, nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo até 7 de fevereiro: www.bolsadopovo.sp.gov.br. A convocação será feita em publicação no Diário Oficial.

Os inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com prioridade de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade. Eles poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas. São eles Auxiliar de Controle de Produção e Estoque, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Organização de Eventos, Rotinas e Serviços Administrativos e Secretariado e Recepção.

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo, do Estado de São Paulo, abriram 6.260 vagas do programa Bolsa Trabalho na região de Campinas, em parceria com municípios cadastrados. A distribuição de vagas entre os municípios aderentes considera a população, índice de vulnerabilidade social além do interesse e capacidade da prefeitura local. O projeto tem investimento de mais de R$ 415 milhões.

Sobre o Bolsa Trabalho

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa-Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo.

Autor: Silvana Guaiume