26 JAN 2022
Vinhedo ganha Ciclorrota do Circuito das Frutas neste sábado, 29
Percurso para ciclistas será composto por quatro municípios, totalizando 75 quilômetros
Vinhedo lança neste sábado (29) a Rota das Frutas, um percurso de aproximadamente 75 quilômetros interligando o município com Itatiba, Jundiaí e Louveira para ser percorrido por ciclistas. O projeto foi idealizado pela concessionária CCR em parceria com os municípios, para diminuir o tráfego de ciclismo nas rodovias, que pode ocasionar acidentes.

“A Ciclorrota do Circuito das Frutas contará com aplicativo próprio para ser utilizado pelos ciclistas e pontos de apoio no percurso. Mais um atrativo em nossa região para que as pessoas visitem e desfrutem de Vinhedo”, explicou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

Segundo a concessionária, serão cinco ciclorrotas no total, com mais de 300 quilômetros de vias. O investimento de R$ 5 milhões inclui reforma ou adaptação da infraestrutura das pistas, serviços de recapeamento, conservação, instalação de placas e melhorias na engenharia de tráfego.

Os locais terão sinalização nas vias para ciclistas e motoristas, melhoria do asfalto e placas com informações turísticas. O objetivo, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, é utilizar as ciclorrotas como catalisador do turismo local, promovendo conforto e segurança aos usuários, atendendo à demanda de cicloturistas e produtores locais.

“Queremos que Vinhedo seja referência em cicloturismo e outras práticas esportivas que podem atrair visitantes para o município, gerando emprego e renda para nossos produtores e comerciantes, através do desenvolvimento sustentável”, destacou.

Mais ciclorrotas

Além da Rota das Frutas, está prevista a implantação de 65 km de ciclofaixas interligando a capital paulista ao Distrito Turístico Serra Azul, a implantação de 420 km de ciclorrotas interligando as 10 cidades do Circuito das Frutas e, ainda, a implantação de ciclorrotas em Vinhedo.

Autor: Ana Cândida Briski
Vídeo Vinculado