A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, prossegue com as ações do processo de Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo. Nesta semana foi promovido mais um encontro técnico com os delegados envolvidos neste trabalho.
Durante a revisão, a Prefeitura vem subsidiando os delegados com dados importantes. No início do mês, por exemplo, foi realizado um seminário sobre Fragilidades e Potencialidades do Solo. A exposição foi feita pelo professor Rinaldo Calheiros, que é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) econsultor técnico.
Os trabalhos estão pautados em cinco eixos temáticos: Mobilidade e Transporte; Organização do Território; Qualidade de Vida e Economia; Serviços Públicos; e Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Durante algumas semanas, esses temas foram discutidos através de oficinas dentro de grupos específicos.
Todo o material referente à revisão, tais como vídeos, materiais de apoio, plano de trabalho e demais documentos relacionados, pode ser encontrado no site da Prefeitura, clicando no banner ‘Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo’.
A Revisão do Plano Diretor reúne levantamentos e diagnósticos sobre a cidade. Após a conclusão, será redigido o texto final, que será enviado para análise do Legislativo. Alguns estudos importantes já foram apresentados, como o Plano de Macrodrenagem da cidade, o Plano de Recursos Hídricos e o diagnóstico do município. Os encontros ocorrem semanalmente.
Conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, um dos estudos que compõem a Revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo, o Plano de Recursos Hídricos de Vinhedo, faz de Vinhedo o primeiro município da região e um dos pioneiros do Brasil nesse tipo de levantamento.