11 FEV 2022
SANEAMENTO
Informações das campanhas Fevereiro Laranja e Roxo são disponibilizadas em murais na Sanebavi
Ação busca promover o debate e a conscientização entre os servidores sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento
A Sanebavi organizou, neste mês, murais com informações das campanhas Fevereiro Roxo, que divulga a prevenção ao Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia, e Fevereiro Laranja, que divulga a prevenção da Leucemia e a importância da doação de medula óssea. A ação busca promover o debate e a conscientização entre os servidores sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento das doenças. Os murais estão instalados no setor Operacional e na sede administrativa da autarquia.

Junto aos painéis, uma caixinha com lacinhos nas cores do movimento foi disponibilizada para que os trabalhadores pudessem usar como forma de apoio e para lembrar da importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce.

“Conhecer mais sobre essas doenças é muito importante, principalmente se um familiar ou um amigo receber o diagnóstico positivo para uma delas. Reconhecer o problema em seus estágios iniciais colabora para que o paciente possa receber o tratamento certo. Com as informações de fácil acesso e conversas sadias, podemos mudar preconceitos e limitações que as cercam, reproduzir um pensamento otimista frente ao diagnóstico”,  afirmou a assistente social da Sanebavi, Ana Paula Nicésio.

Segundo Ana Paula, nos dias atuais, as tecnologias avançadas contribuem para ampliar a expectativa de vida das pessoas diagnosticadas e para melhorar a qualidade de vida no tratamento, reforçando e descontruindo crenças limitantes para que precocemente sejam realizados os primeiros exames.

Fevereiro Roxo: representa a luta e a conscientização sobre três doenças crônicas e incuráveis: o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus. Essas doenças, quando diagnosticadas na fase inicial, podem ter seus sintomas controlados ou mesmo retardados, melhorando a qualidade de vida de quem convive com elas.

Fevereiro Laranja: tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura.

Saiba identificar
Lúpus: doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas.
Sintomas: confusão mental; manchas avermelhadas na pele; febre persistente; dor nas articulações e fadiga.

Fibromialgia: síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo.
Sintomas: dor generalizada; inchaço e sensibilidade nas articulações; fadiga e perda de memória.

Mal de Alzheimer: doença degenerativa que destrói as células cerebrais.
Sintomas: perda de memória; confusão mental; dificuldade para lembrar, como executar tarefas simples do dia a dia.

Leucemia: causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis.
Sintomas: dores nas articulações e nos ossos; febre persistente, infecções frequentes; sangramento nasal e na gengiva; perda de peso involuntária; surgimento repentino de hematomas no corpo; tontura frequente.

Autor: Sanebavi