17 FEV 2022
SANEAMENTO
ETE Pinheirinho recebe novos equipamentos para modernizar o tratamento de esgoto
Equipamentos fazem parte das obras de ampliação e adequação do sistema de tratamento de efluentes de Vinhedo
A Sanebavi está dando continuidade ao processo de otimização dos tanques de aeração da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) Pinheirinho. Esta semana foi finalizada a instalação dos novos difusores de ar em dois tanques. São mais de 800 novos bicos que serão responsáveis pela distribuição de oxigênio necessário no processo de oxidação da matéria orgânica.  A adequação faz parte das obras de ampliação e modernização do sistema de tratamento de efluentes da cidade.

A ampliação do sistema permitirá o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo e permitirá que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. A unidade Pinheirinho é responsável pelo tratamento de mais 65% do esgoto do município.

De acordo com o diretor de ETE da Sanebavi, Foster Gomes, a substituição dos difusores é fundamental, pois os equipamentos antigos já não forneciam a quantidade de oxigênio suficiente para a excelência no processo de tratamento “Tínhamos vários difusores quebrados e outros danificados e que não ofereciam mais a capacidade de vazão de ar em determinados pontos. Com a substituição, a distribuição de aeração será feita de forma mais uniforme em todos os tanques, sendo possível equilibrar e processo”, explicou.

O próximo passo será a implantação de uma nova rede, com nova tubulação e flanges, para a melhoria da etapa de oxidação nos tanques de aeração.
A Estação Pinheirinho, nesta segunda etapa de ampliação, recebeu uma nova elevatória, implantação de novos sistemas de armazenamento e dosagem de soluções e a instalação das caixas de areia para retenção de sólidos finos. Na primeira fase foi feita a construção de uma casa de químicos, prédio dos sopradores, novo gradeamento, tanque de aeração, tanque de produtos químicos e prédio de desague de lodo.

Toda essa nova estrutura vai permitir que a estação mantenha a eficiência acima dos 90%, mesmo em horários de pico, quando recebe maior quantidade de carga.

“Seguimos com a proposta de oferecer saneamento de qualidade para a população de Vinhedo. A readequação do sistema ETE Pinheirinho vai permitir que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. O investimento no tratamento de esgoto reflete em ganhos ambientais e no desenvolvimento sustentável da cidade ”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Autor: Sanebavi