24 MAR 2022
Vinhedo integra livro comemorativo para celebrar os 20 anos da RMC
Representantes das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas e autoridades participam da iniciativa “RMC - 20 anos de Integração”
Vinhedo é uma das 20 cidades protagonistas do livro “RMC - 20 anos de Integração”, que celebra duas décadas da criação da Região Metropolitana de Campinas e será lançado no sábado (26). O material reúne o histórico de fundação da RMC, seu amadurecimento como segunda maior metrópole do estado de São Paulo, um painel sobre os 20 municípios que a compõe, as estruturas estratégicas e iniciativas de economia, ciência e tecnologia que a tornam referência para o País, além do registro de sua visão de futuro e apontamentos de autoridades e empresários regionais, estaduais e nacionais.

O prefeito Dario Pacheco foi entrevistado para compor a obra e destacou Vinhedo como uma das cidades de grande desenvolvimento econômico e social da região. Dr. Dario lembrou que Vinhedo é uma cidade que se destaca em vários aspectos, não só na RMC ou no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. “Nosso IDH é muito alto, como nos países desenvolvidos. A cidade é destaque nacional em segurança, educação, economia, urbanismo e desenvolvimento em diferentes rankings”, afirmou.

O prefeito indicou ainda que Vinhedo é a segunda cidade mais conectada, inteligente e desenvolvida do Brasil entre os municípios com população de 50 a 100 mil moradores, segundo a consultoria Urban Systems, e é a terceira que mais emprega na RMC, com 50,5% de sua população no mercado formal, com carteira assinada. “Nosso propósito é construir uma cidade inteligente, conectada, desenvolvida e, sobretudo, sustentável. Temos muitos projetos sendo realizados nesse sentido. Queremos nos desenvolver cada vez mais, junto com a RMC”, afirmou dr. Dario.

Segundo o prefeito de Vinhedo, nesses 20 anos de integração, os municípios da RMC trabalharam demandas conjuntas e puderam desenvolver projetos e parcerias comuns. “Nossa região é muito produtiva, com cidades conurbadas, migração diária de moradores e profissionais. É fundamental que pensemos nela como uma metrópole com seus municípios característicos, mas também como uma grande comunidade de projetos e demandas comuns. A RMC tem sido muito proveitosa no sentido de integrar e organizar esse cenário”, disse.

O livro será lançado em Campinas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), presidido pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, com patrocínio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes e Aeroporto Internacional de Viracopos.

Representantes das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas e autoridades de diferentes setores participam do evento de lançamento do livro, uma publicação de quase 200 páginas organizada e produzida pela Affari Comunicação para o CD-RMC. As pesquisas e entrevistas são do jornalista José Pedro Martins, profissional reconhecido pelo trabalho em diversos meios de comunicação da região de Campinas.

“Ao longo desses anos, que temos a satisfação de registrar e eternizar em livro, nossa região se consolidou como a quinta maior do Brasil em PIB. Com seus 3,3 milhões de habitantes, a RMC chega à segunda década de existência mais fortalecida e dinâmica do que nunca”, disse o presidente do CD-RMC pela terceira vez, Gustavo Reis.

Em sua colaboração e apoio à celebração dos 20 anos da RMC, o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI) traz como bônus um panorama do cenário brasileiro e apontamentos sobre a importância de planejar um desenvolvimento regional sustentável para a RMC.

Serviço

Após o lançamento no dia 26, o livro ‘RMC - 20 Anos de Integração - Região Metropolitana de Campinas’, assim como os perfis dos municípios, estarão disponíveis para consulta e download no site www.integracaormc.com.br

Autor: Silvana Guaiume