01 ABR 2022
SANEAMENTO
Sanebavi investe na melhoria da qualidade da água que chega às torneiras das residências
Ortopoliosfato de Sódio é utilizado na complexação de metais presentes na água, auxilia na manutenção das redes e na redução de alterações da coloração na água; produto não oferece riscos a população.
Para garantir a qualidade e reduzir a probabilidade de alterações na coloração da água distribuída aos moradores de Vinhedo, a Sanebavi retomou a aplicação do Ortopolifosfato de Sódio no processo de tratamento. O produto age criando uma película protetora nas redes de água do município prevenindo as incrustações ocasionadas por metais como ferro e manganês.
A aplicação do agente químico ficou suspensa por um período devido ao descumprimento contratual por parte do fornecedor do produto e, após a as medidas administrativas, a Sanebavi formalizou um novo contrato via licitação para o fornecimento. O uso do Ortopolifosfato nas estações de tratamento de água foi retomado no último dia 18.
Com a utilização do insumo, a autarquia pretende prevenir as situações de alteração da qualidade, o efeito “água suja”, que ocorre de forma esporádica em algumas regiões do município devido às incrustações nos canos “Nas águas captadas para o abastecimento, água bruta, existem metais presentes em sua composição, como o ferro e o manganês, e o acúmulo dessas substâncias nas redes são responsáveis pela alteração da cor da água. Com a aplicação do Ortopolifosfato vai haver uma complexação desses metais reduzindo a ocorrência da coloração”, explica Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.  O Ortopolifosfato de Sódio é um dos produtos com larga eficiência para tratamento de água potável, sendo próprio para o consumo humano, e não oferece riscos à saúde da população seguindo rigorosamente as exigências do Ministério da Saúde.
Além disso, está em processo de elaboração pelo departamento Operacional, um programa de descargas que, de forma sistemática, promove a troca da água em locais estratégicos com baixo consumo contribuindo também para a melhoria do recurso que chega aos imóveis.
De acordo com o diretor de Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanebavi, Gabriel Carvalho, o processo de retomada da aplicação do Ortopolifosfato gera uma limpeza das redes, porém não de modo instantâneo “O processo leva um tempo até que todas as tubulações recebam a ação do produto. São muitos quilômetros de redes e ramificações. Estima-se que em aproximadamente 30 dias após o início da aplicação, o produto consiga agir em todos os trechos da rede e consequentemente promova o efeito desejado na água distribuída”, explica.
O trabalho está sendo acompanhado pelo Departamento de Estação de Tratamento de Água da autarquia e a participação dos moradores é fundamental para a ação, uma vez que estão programadas descargas de rede para auxiliar na limpeza das tubulações.
Durante os serviços programados, ao identificar qualquer alteração na água, a Sanebavi orienta a população para entrar em contato pelo telefone 0800 774 7123. “Pedimos a colaboração de todos neste período, quanto a ocorrências de alteração de cor na água. Assim, mobilizaremos as equipes para restabelecer o abastecimento dentro da normalidade”, afirma Gabriel, que reforça que não haverá falta de água durante os serviços programados.
Todo trabalho desenvolvido pela autarquia é fiscalizado pela ARES-PCJ – Agência Reguladora – e mensalmente este órgão realiza ensaios analíticos comprobatórios da qualidade da água destinado ao consumo no município.

Autor: Ana Cândida Briski