11 ABR 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Vinhedo inicia instalação de 450 novas câmeras de monitoramento na cidade
  Equipamentos do programa municipal Vinhedo Mais Segura já foram instalados em diferentes locais
A Prefeitura de Vinhedo está instalando 450 novas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade e vai ampliar a capacidade do Central de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) para garantir maior proteção aos moradores e aos prédios municipais de atendimento à população. Os equipamentos do programa Vinhedo Mais Segura já começaram a ser instalados em vários locais no município.

“Segurança é minha prioridade e estamos trabalhando para que Vinhedo continue sendo uma das cidades mais seguras do Brasil, como apontam estudos e pesquisas recentes. O novo sistema vai cobrir praticamente todos os prédios públicos municipais e também vai reforçar o monitoramento realizado em pontos estratégicos da cidade, como entradas e saídas”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

As câmeras vão monitorar cerca de 90 prédios públicos, quase todos os imóveis da administração municipal, além de ruas da cidade. Nos prédios utilizados pela Prefeitura, as câmeras vão funcionar como uma minicentral que vai identificar, com alarmes, quando houver invasão e irregularidades. Nesse caso, as imagens vão ficar em evidência para a equipe de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) no Cicom.

A instalação está sendo feita por uma empresa contratada em licitação pública, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana e pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vinhedo. Os prédios que vão receber os equipamentos estão passando por vistorias para a instalação do sistema. Primeiro é instalada a infraestrutura e depois as câmeras. Ainda não há previsão sobre a conclusão dos trabalhos.

“Todo monitoramento será realizado no Cicom, que receberá uma reforma na parte de estrutura, elétrica e dados, além de um novo painel de vídeo wall. As câmeras serão integradas numa plataforma com controle de software”, explicou o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes.

O coordenador do Cicom, o guarda municipal Ricardo Aprígio dos Santos, comentou que a Prefeitura já tinha aproximadamente 60 câmeras e vai superar 500 equipamentos com a instalação das novas unidades. “Nos últimos anos, a Prefeitura tem gasto muito dinheiro com furtos e vandalismo nos próprios públicos, para recuperar o que foi destruído, como o ocorrido no Centro Médico no fim de semana (leia abaixo). Com o novo sistema, esperamos reduzir significativamente esses registros”, afirmou.

Segundo Santos, as imagens das câmeras serão monitoradas pela GCM, na Cicom, com análise de inteligência. Ele explicou que o novo sistema vai garantir a fácil identificação dos infratores e criminosos e permitir uma resposta rápida da Guarda Municipal. O projeto funciona como um Circuito Fechado de TV (CFTV), câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores e realiza a gravação desses registros.

O secretário comentou que o novo sistema também vai contribuir para ampliar o monitoramento OCR (sigla de Optical Character Recognition, Reconhecimento de Caracteres Óticos na tradução), cobrindo novos pontos estratégicos, como entradas e saídas da cidade.

Furto no Centro Médico

No domingo (10), a Guarda Civil Municipal de Vinhedo registrou furto no Centro Médico São Mateus (CIS). Dois homens estavam sentados no ponto de ônibus próximo ao local e foram abordados pela Guarda. Um deles carregava uma mochila preta com vários instrumentos odontológicos e latas de leite de alto custo. Ao lado do ponto de ônibus havia uma cadeira de rodas, uma geladeira, atrás de uma árvore estava outra geladeira e atrás de um canteiro de plantas, outra cadeira de rodas.

A dupla assumiu o furto e foi levada para a Polícia Civil, onde o crime foi registrado. Os dois suspeitos foram presos em flagrante por furto qualificado e permanecem à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram devolvidos para a Secretaria de Saúde.

Autor: Silvana Guaiume