03 JUN 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
MEIO AMBIENTE
Moradora do Jardim Bela Vista é presa em flagrante por abandono de animal na Rodovia Miguel Melhado
Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa) realizou o resgate do animal que já está em clínica veterinária para check up na saúde
A Polícia Civil de Vinhedo prendeu em flagrante na noite desta quinta-feira (2) uma moradora do Jardim Bela Vista de  que confessou ter abandonado um cachorro adulto horas antes na Rodovia Miguel Melhado Campos (Vinhedo – Viracopos).

Um funcionário de uma empresa na região do Distrito Industrial presenciou o abandono, gravou um vídeo e anotou a placa do automóvel. A Guarda Civil Municipal foi acionada e, de posse da placa do veículo, localizou a proprietária e a conduziu à Delegacia de Polícia para prestar depoimento.

A GCM contatou o diretor do Departamento do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vinhedo, Bruno Lopes, a presidente do Conselho do Bem-Estar Animal (COMBEA), Norma Scandiuzzi e a presidente da Comissão do Bem-Estar Animal da 166ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Vinhedo e integrante do COMBEA, Silvia Bontempi, para apresentarem a denúncia na delegacia.
Em seu depoimento, a moradora admitiu ter largado o cachorro na perigosa rodovia porque está doente, não teria condições de cuidar mais do animal e também pelo fato dele “ter ficado muito grande”.
De posse do vídeo, dados da tutora e da confissão formal, ela recebeu voz de prisão em flagrante.

O animal foi resgatado pelo GCM Adilson do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa) da Guarda Civil Municipal assim que houve a comunicação do delito e encaminhado à uma clínica veterinária parceira da Prefeitura para um check up na saúde e, após os devidos cuidados, estará disponível para lar temporário e adoção responsável.  “Ele é de porte médio, branco e preto e de temperamento dócil”, destacou o veterinário Bruno Lopes.
Inédito

Esta é a primeira vez que a Polícia Civil de Vinhedo prende uma pessoa em flagrante por abandono e maus tratos animal.  Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Segundo a advogada Silvia Bontempi, uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos àqueles que cometerem este crime.

De acordo com a presidente do COMBEA, o abandono de animais no município está recorrente e piorou muito após a pandemia. Somente hoje, o departamento do Bem-Estar Animal da Prefeitura recebeu outras duas comunicações de abandono de animal, mas estas sem indícios dos autores. “Esperamos que esta punição sirva de exemplo para todas as pessoas que cometerem este tipo de barbaridade”, reforçou Norma.

A Rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo ao Aeroporto de Viracopos em Campinas, é uma das mais perigosas da região com altos índices de acidentes e mortes.
Autor: Ana Cândida Briski