07 JUN 2022
DEFESA CIVIL
Prefeitura de Vinhedo vai criar Centro de Operações de Emergência da Defesa Civil
Equipe da Proteção e Defesa Civil do município participou, na Unicamp, do workshop de lançamento do Radar Meteorológico Metropolitano
A Prefeitura de Vinhedo vai criar o Centro de Operações de Emergência (COE) de Proteção e Defesa Civil, sala de monitoramento e gestão de riscos e desastres, interligada ao Centro de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que será instalado na Unicamp. Na sexta-feira (3), equipe da Proteção e Defesa Civil de Vinhedo participou, no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), na Unicamp, do workshop de lançamento do Radar Meteorológico Metropolitano.

O evento faz parte das ações de implementação da inovadora Plataforma Regional para Redução dos Riscos de Desastres da RMC, dentro da iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) Making Cities Recilient (MCR 2030), da qual Vinhedo faz parte e pela qual recebeu o Prêmio Grau Prata em resiliência como Município Paulista Resiliente do governo do Estado de São Paulo.

O Radar Metropolitano será instalado no Centro de Meteorologia da RMC, parceria da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e da Unicamp, e vai permitir previsão de tempo em curto prazo, chamada de nowcasting, que possibilita maior rapidez e acerto nas previsões para melhorar medidas preventivas, protetivas e responsivas frente a eventos climatológicos intensos.

“O novo Centro vai beneficiar Vinhedo e a RMC porque permite acompanhamento em tempo real das atividades meteorológicas e isso pode apontar bases para delimitação de eventos severos como tempestades, vendavais, chuvas intensas e até possíveis formações de tornados. Por ser uma previsão de curto tempo, favorece o monitoramento de deslizamentos de encostas e enchentes preventivamente”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Barone.

Barone explicou que Vinhedo e os demais 19 municípios da RMC receberam R$ 100 mil reais para montagem dos centros de Operações de Emergência. O convênio com a Agemcamp em Vinhedo já foi aprovado pela Câmara Municipal e a Prefeitura está licitando os materiais necessários para o novo centro.

O diretor lembrou que Vinhedo já cede dados meteorológicos para o sistema da RMC através da Estação Automática Meteorológica (EMA) do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas do Instituto Agronômico de Campinas (Ciiagro/IAC), instalada na região do Cristo, e do Pluviômetro Automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado sobre a Delegacia de Polícia de Vinhedo. O Radar Metropolitano, avaliado em R$ 3 milhões, tem previsão de começar a operar em 2024.

Autor: Silvana Guaiume