06 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Cinco escolas de Vinhedo passam por reformas realizadas no Programa Transforma Vinhedo
  Todas as 36 unidades escolares e 12 unidades de saúde do município vão passar por amplas obras de reforma com custo estimado de R$ 20 milhões
Quatro escolas de Vinhedo já iniciaram as amplas reformas de seus prédios e as obras em uma quinta unidade escolar começam nesta quinta-feira (7). Os trabalhos estão sendo executados pela Prefeitura de Vinhedo, com recursos municipais, coordenados pela Secretaria de Educação, e integram o Programa Transforma Vinhedo, um amplo pacote de obras de reformas de escolas e unidades de saúde do município. Estão sendo realizados desde pequenos serviços até reformas estruturais, inclusive troca de telhados e de antigas caixas d’água de amianto que ainda são usadas em alguns prédios.

As reformas do Transforma Vinhedo já foram iniciadas nas escolas municipais Dom Mathias, na Capela, Professor Ricardo Junco Neto, na Vila João XXIII, Professora Darci Ana Dêgelo Briski, no Centro, no Centro de Educação Infantil (CEI ) Narizinho, no Nova Vinhedo. Nesta quinta (7) começam as obras no CEI Turma da Mônica, no Jardim São Thomé.

“Estamos realizando todos os serviços e reformas necessárias em cada unidade. Esta semana verificamos que uma das escolas em reforma ainda tinha caixa d’água de amianto e vamos trocar. Isso será feito em todas as unidades que ainda utilizam caixas com esse material”, afirmou a secretária de Educação Rogéria Nicoletti.

A secretária explicou que foram feitas planilhas com as demandas de cada uma das unidades escolares, a partir de apontamentos e solicitações dos profissionais e direção da própria escola. “A empresa contratada por licitação tem várias equipes, de acordo com o trabalho que será realizado, desde uma simples troca de torneira até a reforma da alvenaria. Serviços emergenciais, que surgem no processo da reforma, também são realizados. Tudo será atendido, de serviços pequenos a grandes obras”, afirmou.

O Transforma Vinhedo faz parte do programa de governo do prefeito Dario Pacheco. “Antes de iniciarmos novas obras, vamos cuidar do que já temos. As escolas e unidades de saúde de Vinhedo não passavam por reformas estruturais há pelo menos 10 anos. Estamos realizando esse trabalho, com recursos municipais, para oferecer mais conforto e segurança à população, para recuperar a autoestima. Queremos que os vinhedenses tenham orgulho dos serviços públicos, da nossa cidade, assim como eu tenho”, disse dr. Dario.

R$ 20 milhões de investimentos

O Transforma Vinhedo prevê investimentos de R$ 20 milhões em obras de reforma e revitalização das escolas municipais e unidades de saúde nos próximos dois anos e meio. Dr. Dario explicou que os projetos de reforma são demandas antigas dos educadores, dos profissionais de saúde e dos moradores. “São obras necessárias, urgentes. Queremos deixar esse legado para Vinhedo, prédios revitalizados, adequados, bonitos. Estamos construindo uma cidade forte e sustentável”, afirmou.

O prazo de conclusão das obras depende das intervenções que serão realizadas em cada unidade. O Transforma Vinhedo abrange 36 escolas e 12 unidades de Saúde na cidade. As obras vão acontecer conforme prioridades e estão sendo planejadas para ter o mínimo de impacto possível no atendimento da Saúde e nas atividades escolares.

Autor: Silvana Guaiume