07 JUL 2022
SANEAMENTO
Pela primeira vez, Distrito Industrial e Colinas de San Diego, em Vinhedo, têm sistema de esgoto
Investimentos em infraestrutura de saneamento garantem melhor qualidade de vida para os moradores da região e para toda a cidade
Pela primeira vez, a região do Distrito Industrial de Vinhedo e o bairro Colinas de San Diego contam com novo sistema de esgoto, que vai beneficiar cerca de 15,3 mil pessoas que vivem ou trabalham na região. A Sanebavi está trabalhando na última etapa de implantação das redes coletoras de esgoto e de abastecimento de água nos dois bairros, contemplados com obras financiadas a partir de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Os investimentos em saneamento garantem melhor qualidade de vida para os moradores da região atendida e para toda a cidade.

“Infraestrutura de saneamento é fundamental para o desenvolvimento dos municípios. Estamos investindo sem parar em melhorias do saneamento da nossa cidade, em diferentes frentes. Estamos concluindo a instalação de rede de esgoto no Distrito Industrial e no Colinas de San Diego, iniciativa inédita e histórica”, afirmou o prefeito Dario Pacheco. Ele lembrou que a rede de esgoto doméstico é uma demanda antiga dos dois bairros.

“Há muito tempo os moradores esperavam por isso. Também implantamos rede de água no Distrito Industrial. Acabamos de comprar uma nova represa, iniciamos os estudos para desassoreamento e ampliação da Represa 1, vamos construir dois reservatórios e realizar outras ações para o abastecimento de água. Vamos continuar trabalhando”, disse dr. Dario.

Com as obras, o Distrito Industrial está pronto para utilizar o sistema municipal de tratamento de efluentes, exclusivamente para destinação do esgoto doméstico provenientes das empresas e estabelecimentos do local. A Sanebavi está recebendo as solicitações de ligações das redes na região.

Na região, as equipes concluíram a construção de um gabião na Rodovia Miguel Melhado Campos, no recalque de esgoto da estação elevatória (EEE) São Joaquim para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari. Na mesma via, está em construção mais um gabião para proteção da adutora de água. O terceiro gabião, na Rua Iracema Lucas, está previsto para ser iniciado nos próximos dias.

A instalação das válvulas de retenção e alívio e o teste nos sistemas hidráulicos devem ser realizados em 15 dias. No esgotamento, foram concluídas na semana passada a instalação de válvulas de retenção nas elevatórias, instalação dos exaustores dos geradores e a pintura dos barriletes e tubulações das três elevatórias.

Finalização

No Colinas de San Diego foi feita a finalização das duas elevatórias de esgoto, instalação de válvulas de retenção, de exaustores dos geradores, pinturas gerais e limpeza. Os equipamentos foram testados e estão prontos para o início das operações. Também está sendo realizada a construção de muro de arrimo no acesso da elevatória, com cerca de  20 metros de largura e dois metros de altura, além da implementação de taludes.

As próximas etapas das obras incluem implantação das redes coletoras na Rua Natal Valio até a altura da elevatória final, num trecho de aproximadamente 60 metros, e a rede da entrada da elevatória, chamada rede de acesso, com cerca de 20 metros de tubulação. Ainda será concluída a movimentação de terra e a abertura de uma rua em declive asfaltada. As obras vão beneficiar cerca de 270 moradores do Colinas de San Diego e devem estar concluídas até o fim do ano, embora a previsão oficial seja de conclusão em junho de 2023.

Autor: Silvana Guaiume