12 JUL 2022
Salão de Artes Visuais de Vinhedo seleciona 72 artistas e 99 trabalhos
Mostra recebeu cerca de 1,4 mil obras inscritas de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal; exposição está prevista acontecer a partir de setembro

O tradicional Salão de Artes Visuais (SAV) de Vinhedo selecionou 99 obras de 72 artistas de diferentes estados brasileiros para a mostra deste ano. A seleção dos trabalhos que ficarão expostos no evento foi feita por um júri especializado. Segundo a Secretaria de Cultura, o SAV Vinhedo recebeu a inscrição de cerca de 1,4 mil obras de todo o País. A lista dos selecionados pode ser conferida no link https://bit.ly/resultado_sav2022vinhedo.

“O SAV é um tradicional evento das artes plásticas em todo o País realizado em Vinhedo, que congrega obras das mais diferentes regiões, estilos e técnicas. É um evento que já faz parte do calendário nacional de artes por sua tradição e qualidade. Foram quase 1,4 mil obras inscritas este ano, das quais 99 foram selecionadas, o que mostra a efervescência desse segmento das artes em todos os locais. O SAV é motivo de orgulho para os vinhedenses”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

O Salão de Artes Visuais de Vinhedo está marcado para acontecer de 3 de setembro a 15 de outubro deste ano, no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro). O horário de visitação será divulgado assim que estiver definido. A exposição contará também com um tour por fotografias em 360 graus.

O evento recebeu inscrições de artistas de 19 estados brasileiros, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, e do Distrito Federal. Os artistas selecionados representam 9 estados e o Distrito Federal.

O período de inscrições ocorreu de 23 de maio a 24 de junho, através de formulário online. Entre os artistas selecionados, nove receberam a Premiação Honorífica, menção honrosa com valor simbólico, e oito receberam a Premiação Aquisitiva, compra da obra pelo valor declarado pelo artista no ato da inscrição, somando R$ 25 mil destinados para essa finalidade.

SAV

Desde 1995 os salões de artes visuais fazem parte do calendário cultural de Vinhedo, acontecem anualmente e ininterruptamente, palco para as mais variadas produções artísticas, de todos os cantos do País. “Como uma das maiores tradições culturais do município de Vinhedo, e, como uma das mais importantes mostras de arte do interior de São Paulo, o SAV é sem sombra de dúvidas motivo de orgulho e contemplação”, afirmou o secretário de Cultura, Renato Romanetto.

O evento passou a ser chamado de Salão de Artes Visuais (SAV) de Vinhedo em 2002, e foi realizado virtualmente durante a pandemia. “O SAV democratiza a arte ao torná-la acessível para a comunidade, confere  visibilidade aos artistas e também valora e premia os que se destacam, fomentando e apoiando as artes com mais do que apenas reconhecimento”, disse Romanetto, sobre a Premiação Aquisitiva. As obras selecionadas pelos jurados e adquiridas pela Secretaria passam a incorporar o Acervo Público Municipal.

Jurados

Ciano Soares é artista plástico vinhedense, vitralista e possui obras no Acervo Municipal. Luísa Paraguai é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas, consultora Ad Hoc da CAPES e Fapesp, revisora da Leonardo Digital e vice-líder do Grupo de Pesquisa, Produção e Pesquisa em Arte. Tatiana Dantas é graduada e mestre em Artes Visuais pela Unesp e atua como coordenadora da Pós-Graduação UX Design.

Autor: Silvana Guaiume