03 AGO 2022
Vinhedo recebe espetáculo ‘Sertão Encantado’ do CircuitoSP com entrada gratuita
Apresentação da Cia Contraste será no dia 12 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus
O espetáculo teatral “Sertão Encantado”, da Cia Contraste, será apresentado gratuitamente em Vinhedo, no dia 12 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. O espetáculo integra o programa CircuitoSP, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, por ordem de chegada do público, no dia da apresentação, no Teatro Municipal.

A peça apresenta Rosinha, menina cheia de sonhos, que se encanta com a doce voz de Pirilampo ressoando às margens do Rio Araguaia. Esse amor é um sentimento novo e puro e, mesmo sem se conhecerem, um sai à procura do outro. Na companhia de seus amigos, Zé e Maria, Rosinha pede conselhos amorosos ao misterioso feiticeiro do sertão, Sr. Cumará., que se apaixona pela menina. Simpatias, poções, feitiços, voltas e reviravoltas marcam a história.

CircuitoSP

O CircuitoSP é um programa da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, com a circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos culturais de comprovada relevância em municípios com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais. Depois de dois anos no formato online, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente este ano.

Vinhedo é um dos 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, que vão receber quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais.

Somente no Circuito SP são R$ 6,7 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo em todas as regiões, viabilizando 480 atividades culturais. O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, organizações sociais, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.

Vinhedo

Vinhedo se destacada cada vez mais por sua produção artística e cultural de qualidade, referência na região e no País, como o Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV), que este ano atraiu a inscrição de 1,4 mil artistas de 19 estados e o Distrito Federal, sendo que a mostra, em setembro, irá reunir 99 obras selecionadas de 72 artistas de nove estados e o Distrito Federal. A cidade também promove eventos como exposição de artistas, Festival de Inverno, Festival de Teatro de Vinhedo, Ônibus Cultural, Mostra Coletiva Vinhedo, Passeio de Rolimã, eventos de literatura, dança e música.

Vinhedo faz parte do Circuito das Frutas e do Distrito Turístico Serra Azul e está desenvolvendo ações e iniciativas dentro do projeto de se tornar um polo de turismo na região. A cidade passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro este ano, está na Rota Gastronômica do Estado, integra a Ciclovia dos Bandeirantes e a Ciclorrota do Circuito das Frutas.

Nomeado Distrito de Paz de Rocinha em 1908 e emancipado de Jundiaí em 02 de abril de 1949, Vinhedo é considerada uma das melhores cidades para viver e também para visitar, com diversas atrações turísticas, em especial nos segmentos rural, gastronômico e de negócios.

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram 30 milhões de pessoas.

Sertão Encantado, da Cia Contraste
12 de agosto de 2022
Às 19h30
Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, Gratuito
Ingressos serão distribuídos até uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro Municipal
Informações na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo  pelo telefone (19) 3826-7800, ramal 1200, WhatsApp (19) 3876-5393 ou e-mail secitur@vinhedo.sp.gov.br

Ficha Técnica do espetáculo: Dramaturgia e direção: Diego Summer; Elenco: Diego Summer, Cleo Ribeiro, Gleidson Figueredo, Juliane Ribeiro Tom Nunes Alessandra thaz; Músicos: Vinicius Saldaña, Ricardo Saldaña, Pablo Moura, Dos Santos Vinicius; Direção musical: Ricardo Saldaña; Iluminação: Toninho Rodrigues; Figurino: Geuves Correia e CemEtiqueta; Participação especial: Xexeu Aguiar, Juninar Sacode Poeira; Visagismo: Emerson Murad.

Autor: Silvana Guaiume