Operado através de um aplicativo de celular, programa já conta com 30 câmeras instaladas por diversos pontos da cidade e as imagens estão ajudando a Guarda Civil Municipal na resolução de ocorrências
Reconhecida como uma das cidades mais seguras do Brasil e do Estado de São Paulo, Vinhedo segue avançando nesse setor. Nesta sexta-feira, 6, por meio de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Defesa Social, e a iniciativa privada, com a presença do prefeito Jaime Cruz, no auditório do Centro de Convivência, foi lançado o Programa Vinhedo Monitorada, sistema moderno e inteligente de monitoramento por câmeras compartilhadas, chamado de Vigilância Solidária.
“Temos ótimos índices de segurança e isso é resultado de muito trabalho. Para tornar Vinhedo ainda mais tranquila, temos que ter ferramentas. E esse projeto traz resolutividade, sai do discurso para a prática. Somos reconhecidos pelo nosso trabalho na área de Cidade Digital, com o emprego da tecnologia, e com a Segurança não pode ser diferente. É mais um avanço que conquistamos para Vinhedo em mais uma parceria com a iniciativa privada”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Participaram do evento a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti; de Saúde, Alexandre Viola; de Assistência Social, Junior Choca; de Habitação, Val Souza; de Administração, Gustavo Mattos; o controlador geral, Elvis Tomé; e o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini; bem como os vereadores Carlos Florentino, Marcos Ferraz e Paulinho Palmeira.
Também estiveram presentes o presidente da Acivi, Flamarion Polga; representantes do Conseg; da Polícia Militar, empresários, comerciantes, moradores e representantes de condomínios, que foram conhecer o sistema, que já conta com 30 câmeras instaladas por diversos pontos do município.
“É mais uma ferramenta importante para dificultar a vida dos criminosos, maximizando custos e forças policiais. As câmeras instaladas já nos auxiliaram em diversas ocorrências, inclusive a elucidar crimes. É um serviço de altíssima qualidade, praticamente sem custos para o município, dentro da linha determinada pelo prefeito Jaime Cruz, de buscar alternativas para o enfrentamento dos nossos desafios”, salientou o secretário de Transportes e Defesa Social, Junior Vendemiatti.
Funcionamento
O Vinhedo Monitorada é operado por aplicativo através de câmeras compartilhadas. Conforme explicou Eduardo da Cruz, responsável pela integração do projeto entre a empresa desenvolvedora da tecnologia e a Prefeitura, o cidadão comum, a empresa, comércio ou mesmo condomínio que aderirem passam a contar com câmeras de monitoramento.
Esses equipamentos são instalados sem custos, inclusive quanto à manutenção, e quem aderir paga apenas um valor variável pelo armazenamento dessas imagens por sete dias em nuvem. Além disso, poderá, pelo celular, em casos de urgência, acionar um botão de pânico e a imagem se abrirá automaticamente no Centro Integrado de Comunicação, Inteligência e Controle (CICOM) da Guarda Civil Municipal, que imediatamente adotará as medidas cabíveis.
Além disso, sem custos, a Prefeitura poderá ter acesso em tempo real às imagens desse monitoramento, ajudando a expandir a área de cobertura do município, integrando com as câmeras da própria Administração Municipal. Quem quiser obter mais informações sobre esse sistema pode procurar a Secretaria de Transportes e Defesa Social.