08 AGO 2022
Escola de Vinhedo ganha mural de mosaico criado por artista ex-aluno
Obra de Elvis da Silva celebra os 65 anos da escola e retrata a biodiversidade brasileira
A Escola Estadual Patriarca da Independência, de Vinhedo, ganhou este mês, em seu aniversário de 65 anos, um grande mosaico muralístico produzido pelo artista plástico Elvis da Silva, que foi aluno da instituição. A obra tem como temática a biodiversidade brasileira. Nesta segunda-feira (8), Elvis da Silva visitou o prefeito Dario Pacheco em seu gabinete, na Prefeitura, para apresentar oficialmente o projeto e conversar sobre a produção cultural na cidade.

“Vinhedo se orgulha da sua produção cultural e dos artistas que têm relação com o município. Obras de arte ao ar livre são um espetáculo aberto, que podem ser vistas por todos os moradores, visitantes e ainda tornam a cidade mais bonita. Agradecemos ao Elvis e à iniciativa da escola, que contribuíram para a vocação artística e cultural de Vinhedo”, disse dr. Dario.

A obra tem 10 metros de comprimento e 2,8 metros de altura, foi realizada a partir da mobilização da direção da escola, com pastilhas doadas pela empresa Cerâmica Jatobá, de Vinhedo, e contou com a ajuda voluntária de estudantes.

Elvis da Silva, natural de Pirassununga, possui um acervo que celebra a fauna e a flora brasileira. Com obras expostas por toda a região, o artista estudou no Patriarca da Independência na década de 1970, disse que guarda muitas memórias afetivas da escola e gostaria de deixar sua arte presente na história da escola e de Vinhedo. “É uma história de amor e de lembranças dos momentos que vivi no Patriarca”, contou o artista.

O mosaico, produzido em 26 dias e concluído no dia 1º de agosto, foi batizado de “Biodiversidade II”. O artista explicou que a obra “Biodiversidade I” é um mural instalado em sua casa, em Campinas. O artista manifestou interesse em produzir outros trabalhos em Vinhedo. “Eu gostaria, se eu conseguisse patrocínio, de produzir mais obras em Vinhedo. Para mim, é meu trabalho e fica pesado bancar as despesas. Mas pode ser que, para um empresário, as despesas sejam pequenas diante do presente que Vinhedo vai ganhar”, disse Elvis.

O artista comentou que duas exposições com suas pinturas estão sendo organizadas pela Secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo para os meses de setembro e novembro. Segundo ele, as exposições têm como tema a biodiversidade, a cultura negra e a cultura indígena, e mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.

Autor: Sophia Castro