29 AGO 2022
Vinhedo zera fila de tratamento de canal na Rede Municipal de Saúde
Há cerca de um ano, a equipe de endodontistas aumentou em 50% o número de procedimentos para acabar com a espera
A prefeitura de Vinhedo zerou este mês a fila de espera por tratamento endodôntico na Rede Municipal, realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, depois de uma força-tarefa para ampliar os atendimentos. Há cerca de um ano, a equipe de endodontia aumentou em 50% o número de procedimentos para zerar a fila de espera.

“Nossas equipes de Saúde estão mobilizadas para oferecer o melhor atendimento aos nossos moradores. Com muito esforço, os endodontistas da Rede Municipal zeraram a espera por esse tipo de procedimento. Estamos também reformando as salas de dentistas das nossas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para ampliar o atendimento básico odontológico. Assim que ficarem prontos, teremos mutirões de odontologia para atender todos os vinhedenses”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Segundo a coordenadora de saúde bucal da Rede Pública de Vinhedo, Josyanne Maria do Amaral Rios, foram realizados em média 180 atendimentos de endodontia, o tratamento de canal do dente, por mês no Centro de Especialidades Odontológicas Municipal nos últimos 12 meses.

“Depois de muito empenho e trabalho árduo de toda equipe da endodontia do CEO de Vinhedo, que mesmo nos piores momentos da pandemia nunca deixou de atender seus pacientes, podemos com muito orgulho dizer que a fila de espera da endodontia foi zerada” afirma a coordenadora. Ela explica que a fila de espera, antes de ser zerada, era de em média dois meses.

A endodontia é a especialidade odontológica responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a polpa (parte interna) do dente, a raiz e os tecidos periapicais que os envolvem, e tem papel essencial na prevenção da saúde da boca e do corpo. O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como tratamento de canal é a remoção da polpa quando ela está inflamada, infeccionada ou morta e o espaço que ela ocupava é limpo, modelado e preenchido com material obturador específico.

“O tratamento de canal, quando indicado, é importantíssimo para a manutenção da saúde do indivíduo”, afirma Josyanne. Os encaminhamentos para a endodontia do CEO são feitos pelos dentistas das UBSs Municipais. “Lembramos a importância de os usuários manterem sempre atualizados seus números de telefone e endereço no SIM para que possamos contatá-los para os agendamentos”, diz a coordenadora.

Além de endodontia, o CEO de Vinhedo oferece tratamento das especialidades periodontia, estomatologia, prótese, cirurgia bucomaxilofacial e atende pacientes com necessidades especiais.