14 SET 2022
Pediatria da UPA de Vinhedo volta a atender até 23h
Vinhedo é uma das raras cidades da região e do Brasil com tem três portas de atendimento de urgência: UPA, PA Capela e na Santa Casa
A Prefeitura de Vinhedo voltou a ampliar esta semana o horário de atendimento de urgência e emergência de pediatria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até as 23h. A medida foi adotada segunda-feira (12) e terça-feira (13) devido à alta procura desses pacientes na Rede Municipal de Saúde e volta a ser praticada nas próximas semanas, de segunda-feira a sexta-feira. Vinhedo, como raras cidades da região e do Brasil, tem três portas de atendimento de urgência e emergência, na UPA, no PA Capela e na Santa Casa. No PA e na Santa Casa o atendimento pediátrico emergencial acontece 24 horas todos os dias da semana.

O atendimento prolongado na pediatria da UPA Vinhedo já havia sido adotado entre abril e julho deste ano, durante o período mais crítico de outono e inverno, quando ocorrem mais casos de doenças respiratórias e gripais. “Retomamos nesta segunda e terça diante do aumento da procura de crianças por atendimento médico de emergência. Acreditamos que as mudanças bruscas do clima podem ter causado essa alta de demanda”, explicou o secretário de Saúde Milton Ribolli.

Ribolli explicou que a Secretaria vai acompanhar essa demanda para definir a necessidade de atendimento nas unidades de saúde emergenciais. “Estamos atentos para monitorar a procura e prolongar o horário de atendimento da pediatra da UPA sempre que necessário”, afirmou o secretário. Ele reforçou que o PA Capela atende casos emergências de crianças 24 horas por dia todos os dias da semana, assim como a Santa Casa.

As três unidades também atendem casos emergenciais de pacientes adultos, em clínica geral, 24 horas por dia, todos os dias da semana. “A Saúde de Vinhedo tem três portas abertas de emergência na Rede Municipal, o que é muito raro. Podem haver questões sazonais que ampliam a procura de pacientes, mas nossa rede é ampla e fortalecida”, disse Milton. Ele lembrou que Vinhedo contratou cerca de 200 profissionais da saúde no ano passado e este ano. “As contratações, inclusive de médicos, continuam”, explicou.

A Santa Casa é um hospital privado e a Prefeitura mantém contrato com a unidade para atendimento 24 horas à população em casos de urgência de pediatria, clínico geral, ortopedia e ginecologia. O PA oferece atendimento 24 horas de clínico geral e pediatria. A UPA atende clínico geral 24 horas e pediatria das 7h às 19h, horário que é ampliado para das 7h às 23h quando necessário, inclusive na próxima semana, de segunda a sexta.

Todas as unidades de pronto atendimento da cidade, UPA, PA e também a Santa Casa, trabalham com o sistema de classificação de risco dos pacientes. Pacientes em situação grave, com maior risco, são atendidos mais rapidamente.

Autor: Silvana Guaiume