Denominado Minadouro, programa teve início nesta semana e contempla, na primeira etapa, 10 nascentes
O prefeito de Vinhedo Dario Pacheco acompanhou nesta semana o início do Programa Minadouro, que prevê a recuperação e preservação de 48 nascentes vinhedenses para aumentar a disponibilidade hídrica do município. A iniciativa é inédita na cidade e faz parte do Plano de Sustentabilidade Hídrica de Vinhedo, contratado pela Prefeitura e desenvolvido pelo especialista em recursos hídricos Dr. Rinaldo Calheiros, referência no assunto em toda a região.
“Um dos grandes destaques em nosso governo é a preocupação com a oferta de água em Vinhedo, ação que foi deixada de lado por muitos anos em Vinhedo. A cidade vem crescendo e os investimentos em água pararam na década de 80. Desde o ano passado, estamos investindo como nunca para resolver o problema. Viabilizamos a Represa IV, vamos construir a quinta, estamos ampliando os reservatórios, recuperando poços profundos e vamos fazer uma nova adutora para o Bom Jardim, além de outras ações. Agora, o trabalho é ampliado com a recuperação e a preservação das nossas nascentes, a partir do estudo do professor Rinaldo”, explicou dr. Dario.
Os trabalhos tiveram início na quarta-feira (21) pela nascente localizada na Avenida 1º de Maio esquina com Rua Benedito Sudário, na Capela, e serão realizados por etapas. Nessa primeira fase, que se estende até o final de setembro, 10 nascentes serão recuperadas em trabalho conjunto das equipes das secretarias de Planejamento Ambiental e Serviços Públicos. Todas as nascentes de Vinhedo já foram identificadas e catalogadas.
De acordo com o Plano de Sustentabilidade Hídrico de Vinhedo, a cidade possui 357 nascentes. Destas, 48 precisam ser desassoreadas e recuperadas. “Nosso maior desafio é que muitas dessas nascentes estão em áreas particulares e necessitamos da anuência dos proprietários. Iniciaremos pelas nascentes em locais públicos e de fácil acesso e, posteriormente, nos locais particulares e de difícil alcance. Vamos recuperar todas elas”, explica o secretário de Planejamento Ambiental Osvaldo Pizzolato Junior.
Autor: Ana Cândida Briski