21 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Solicitação de autorização de podas de árvores pode ser feita pela internet em Vinhedo
Serviço online vai atender áreas públicas como calçadas de ruas em bairros abertos, áreas verdes, praças, parques e canteiros
A Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo disponibilizou um endereço eletrônico para os moradores solicitarem podas de árvores localizadas em áreas públicas como calçadas de ruas em bairros abertos, áreas verdes, praças, parques e canteiros. Segundo a Secretaria, o formulário online vai reduzir de 30 dias para uma semana o tempo de análise da solicitação ambiental para podas, que, se aprovada, será encaminhada para a Secretaria de Serviços Públicos executar o serviço.

Os moradores podem anexar imagens ao pedido, que deve ser feito no link https://tinyurl.com/3jbrdkn8, para agilizar o atendimento. Somente este ano, até terça-feira (20 de setembro), a Secretaria de Planejamento Ambiental recebeu 147 pedidos de poda. “A solicitação online vai reduzir o tempo de análise das solicitações para uma semana e vai contribuir com o meio ambiente porque não será necessário preencher papéis para abrir o processo e apresentar documentos”, diz a diretora de Meio Ambiente da Secretaria, Lívia Barreto.

Quando a autorização ambiental para poda for concedida, a Secretaria de Planejamento Ambiental vai encaminhar o pedido autorizado para a Secretaria de Serviços Públicos realizar o serviço. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, as podas simples de árvores em Vinhedo são executadas entre uma semana e dez dias. No caso de árvores de grande porte, que exigem apoio de caminhão munck para serem podadas, o trabalho é realizado uma vez por mês.

Para solicitar autorização ambiental de podas internas de imóveis residenciais, prediais e loteamentos fechados, os moradores ainda precisam abrir um processo na Central SIM Vinhedo Digital ou na Prefeitura na Capela, com documentos pessoais, Cartão CNPJ em caso de pessoa jurídica, cópia do espelho do IPTU e fotos do exemplar arbóreo.

Após a abertura do processo, o morador pode acompanhar a tramitação no site da Prefeitura de Vinhedo, www.vinhedo.sp.gov.br, clicando em “Cidadão” e, depois, em “Protocolo online“. Podas e cortes de árvores só podem ser realizados se houver autorização ambiental, caso contrário, o responsável estará sujeito a penalidades.

Benefícios

A arborização urbana desempenha funções importantes para a qualidade de vida na cidade e meio ambiente, como a absorção de poluentes, diminuição da temperatura, fornecimento de alimento e abrigo para a avifauna, diminuição de ruídos, bem-estar psicológico. As árvores também sequestram e armazenam carbono, interceptam a água da chuva evitando alagamentos, entre muitos outros benefícios.

As árvores precisam ser bem cuidadas e tratadas. A Prefeitura de Vinhedo realiza o controle e o serviço de poda das árvores pertencentes a arborização urbana, para evitar quedas , problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres, entre outros.

Solicitação de autorização de podas em áreas públicas e residenciais abertas
Link - https://tinyurl.com/3jbrdkn8
Link completo - https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/498/solicitacao-poda-da-arborizacao-urbana/

Solicitação de autorização de podas internas de imóveis residenciais, prediais e loteamentos fechados
Levar documentos pessoais, Cartão CNPJ em caso de pessoa jurídica, cópia do espelho do IPTU e fotos do exemplar arbóreo
Central SIM Vinhedo Digital – Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16 horas.
Prefeitura na Capela – Rua Alaor Cieni (Estrada da Capela), 2.555, segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Autor: Silvana Guaiume