30 SET 2022
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura de Vinhedo inicia obras para instalação do primeiro Poupatempo na cidade
Secretaria Municipal de Educação vai funcionar em novo endereço a partir de terça-feira (4), na Rua das Arapongas, 175, no Jardim Itália
A Prefeitura de Vinhedo inicia na próxima semana as obras no prédio que vai abrigar o primeiro Poupatempo da cidade, na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 50, na Barra Funda, onde hoje está instalada a Secretaria de Educação. A partir de terça-feira (4), a Secretaria vai funcionar em novo endereço, na Rua das Arapongas, 175, no Jardim Itália. A mudança beneficia a Educação, que concentrará o atendimento em um único local, e também os moradores, que irão contar com os mais de 130 serviços oferecidos pelo Poupatempo.

“Queremos agilizar o atendimento aos nossos moradores e facilitar ao máximo a vida do cidadão vinhedense. Vamos, cada vez mais, encurtar distâncias, reduzir burocracias, agilizar procedimentos e centralizar serviços”, alega dr. Dario. O novo modelo de Poupatempo é enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A novidade é a inclusão de serviços municipais, aumentando a oferta.

Além dos atendimentos municipais e do Detran SP, as novas unidades irão oferecer serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação. Ao menos 80% dos atendimentos do Poupatempo são digitais. Entre os serviços online mais procurados estão carteira de habilitação, licenciamento de veículo, funcionalidades da vacinação contra a covid-19, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais e consulta de IPVA.

A instalação da unidade em Vinhedo é feita em parceria com a Prefeitura, que vai disponibilizar e reformar o espaço do novo Poupatempo. Segundo o secretário de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, as obras terão início na próxima semana, com prazo de conclusão de dois a três meses. A previsão é de que o Poupatempo de Vinhedo esteja funcionando no início do próximo ano.

A unidade terá estrutura moderna e tecnológica, com o sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefas são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. “O Poupatempo em Vinhedo vai contribuir muito para facilitar o acesso dos moradores aos mais diferentes serviços. A iniciativa fortalece ainda mais a cidadania dos nossos moradores”, afirma Torrezin.

Nova Secretaria de Educação

Com as mudanças, a Secretaria de Educação vai unificar em um mesmo prédio todas as suas equipes, que hoje ocupam três diferentes endereços. No imóvel do Jardim Itália, estarão funcionando a Secretaria de Educação (Seduc), a Central de Formação de Mídias (Ceformi), o Programa de Apoio Pedagógico (Proape), o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), a equipe Fortalecendo Vínculos, Ressignificando Aprendizagens, e a de Apoio Pedagógico dos três segmentos e modalidades.

O novo espaço vai garantir melhoria do fluxo de informações e documentação entre as equipes que compõem a Seduc, que ocupavam prédios diferentes, melhor organização dos espaços de acordo com departamentos e assuntos, além de espaços para reuniões e auditório para atender a demanda das 36 unidades educacionais. O novo prédio será ocupado por ao menos 65 servidores.

A mudança começou a ser realizada nesta sexta-feira (30) e o atendimento no novo endereço será realizado a partir de terça-feira (4). A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, explica que nenhum atendimento será interrompido durante a mudança. “A nova sede vai permitir o atendimento integrado dos moradores, com todos os serviços da Educação em um mesmo espaço, facilitando inclusive os processos internos da Seduc”, comenta Rogéria. Ela lembra que há um ponto de ônibus a poucos metros da nova Secretaria da Educação.

Poupatempo Vinhedo
Avenida Presidente Castelo Branco, nº 50, Barra Funda

Secretaria de Educação de Vinhedo
Rua das Arapongas, 175, Jardim Itália – a partir de terça-feira (4)