11 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo integra programa “Jornada de Transformação Digital”, que ajudará micro, pequenas e médias empresas em maturidade tecnológica
As consultorias são 100% gratuitas para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, financiadas com recursos do SENAI-SP e do Sebrae-SP

A Prefeitura de Vinhedo firmou uma parceria com o SENAI para auxiliar gratuitamente micro, pequenos e médios empresários em oito etapas de consultoria e treinamento rumo à Indústria Inteligente. A jornada busca aumentar a competitividade e a produtividade da indústria e atende empresas em diferentes níveis de maturidade digital.

A parceria foi selada na última semana entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, a coordenadora de relacionamento com a indústria, Fabíola Felix Mazan e o diretor do SENAI Valinhos/Campinas Everson de Aro Capobianco em Vinhedo. “O programa oferece suporte técnico gratuito para que as empresas revisem seus processos de forma a ser possível aumentar a produtividade em até 50%. Queremos que as empresas vinhedenses sejam competitivas e estejam 100% na era digital, otimizando processos, reduzindo custos e melhorando sua eficiência”, destacou Torrezin.

A ‘Jornada de Transformação Digital’ é uma iniciativa da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em conjunto com o CIESP, SENAI e o SEBRAE. A meta é beneficiar cerca de 40 mil empresas do estado nos próximos quatro anos. O programa conta com oito etapas: diagnóstico para melhoria de processos, estratégia com revisão do modelo de negócios, otimização de processos, mapeamento sobre os objetivos, automação, digitalização, integração da cadeia e adaptação do processo produtivo à indústria inteligente (4.0) e a duração varia de empresa para empresa.

Podem participar gratuitamente, indústrias vinhedenses de qualquer segmento com faturamento de até R$ 8 milhões por ano. O programa combina soluções de tecnologia e educação. As ações com foco tecnológico são feitas por meio das consultorias, que identificam oportunidades de melhoria e digitalização para potencializar o desenvolvimento das indústrias.

Para participar, as empresas devem acessar o site https://jornadadigital.sp.senai.br, clicar em “tenho interesse” e preencher o formulário com os dados solicitados. Um consultor especializado entrará em contato para marcar uma entrevista.

Outros assuntos

Na reunião, também foram discutidas outras parcerias entre a Prefeitura e o SENAI, para qualificar a mão de obra vinhedense, ampliar o programa de aprendizagem e os próximos cursos com Escolas Móveis para  2023.  Neste ano, a Prefeitura de Vinhedo e o SENAI disponibilizaram quatro cursos gratuitos para os vinhedenses: RDC 216 manipulação de alimentos, Lean Manufacturing, Decoração de bolos com bicos de confeitar e Fabricação de bombons finos. A expectativa é ampliar a programação a partir do início do ano.

Autor: Ana Cândida Briski