11 OUT 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Ônibus do transporte público de Vinhedo circulam com homenagem ao Outubro Rosa e Novembro Azul
MoV coloriu veículos que atendem transporte urbano nos dois meses dedicado aos cuidados com a saúde da mulher e do homem
Os ônibus de transporte público municipal de Vinhedo estão circulando com grandes adesivos temáticos nos dois meses dedicados aos cuidados com a saúde da mulher, o Outubro Rosa, e do homem, o Novembro Azul. Os veículos com as cores dos dois meses começaram a circular esta semana para alertar os moradores e despertar na população a consciência sobre a importância de prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e de próstata.

O sites da empresa MoV, concessionária de Vinhedo, também ficará colorido de rosa durante todo o mês de outubro e a empresa promove campanhas internamente para impactar todos os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde. Serão realizadas palestras, atividades interativas e distribuição de informativos nas garagens, que ainda receberão decoração temática nos dois meses.

Saúde da mulher

O Outubro Rosa promove a campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Em 2020, foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama e 16.710 novos casos de câncer de colo do útero.

O Inca aponta que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal, não fumar, fazer o exame preventivo regularmente e vacinar meninas de 9 a 14 anos. contra o HPV . Quanto mais cedo o câncer é diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

Saúde do homem

O Novembro Azul traz a campanha mundial de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  Em 2020, de acordo com o Inca, foram registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, a maioria dos casos em homens a partir dos 65 anos. Assim como os outros cânceres, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por isso, os homens devem deixar o preconceito de lado e fazer exames preventivos.

Autor: Silvana Guaiume