19 OUT 2022
Vinhedo amplia exportações em 68% nos últimos dois anos
De janeiro a setembro de 2020, Vinhedo exportou US$ 184,9 milhões, no mesmo período deste ano, as exportações somaram 310,3 milhões
Vinhedo ampliou as exportações em 68% nos últimos dois anos, segundo dados do Ministério da Economia, na comparação de setembro de 2022 em relação ao mesmo mês de 2020. A cidade é a única com menos de 100 mil moradores a integrar o Núcleo Operacional de Campinas do Programa de Qualificação para Exportação, que engloba 91 cidades do Estado de São Paulo, e está em terceiro lugar nesse projeto com o maior número de adesão de empresas, atrás apenas das metrópoles Campinas e Jundiaí.

“Nossa cidade tem vocação exportadora. Temos relevantes exemplos de empresas que ingressaram no mercado exterior com grande sucesso em Vinhedo e queremos facilitar cada vez mais o caminho dessas empresas, para que elas cresçam sempre, conquistem novos mercados e contribuam para o desenvolvimento do nosso município, gerando empregos e riqueza”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Entre as 91 cidades da região administrativa de Campinas, 12 participam do programa, implementado em fevereiro do ano passado, e sete são da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em Vinhedo, 14 empresas aderiram ao projeto nesse período. O secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, quer ampliar esse número e promover o desenvolvimento do parque empresarial de Vinhedo como um todo.

“Vamos buscar inserir cada vez mais a cidade no âmbito internacional, com a exportação de produtos e serviços. Também estamos trabalhando para fortalecer o trabalho das empresas locais, nacionais e internacionais, para que elas tenham condições de expandir sua produtividade e levar o nome de Vinhedo para todo o Brasil e também para o exterior”, afirmou Torrezin.

De janeiro a setembro de 2020, Vinhedo exportou US$ 184,9 milhões. No mesmo período deste ano, as exportações somaram 310,3 milhões. Este ano, o valor de exportação superou US$ 30 milhões na média mensal, que ficou em US$ 34,5 milhões. De janeiro a setembro de 2020, o valor da média mensal de exportação foi de US$ 20,5 milhões. Segundo Torrezin, a administração do prefeito dr. Dario contribui de maneira significativa no aumento das exportações na cidade.

Cidade exportadora

Dr. Dario lembra que a logística de Vinhedo favorece a vocação de cidade exportadora, como a qualidade de vida, a proximidade com Viracopos e o Porto de Santos, a excelente malha viária, com acesso a duas das mais importantes rodovias do Brasil, além do importante parque empresarial e da empregabilidade bem acima da médica em comparação com grandes e pequenos municípios brasileiros. “Todos esses aspectos fortalecem a cultura exportadora da cidade”, afirmou.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Vinhedo é muito alto, de 0,817, comparado ao de países desenvolvidos. A cidade tem 52,3% de sua população empregada com carteira de trabalho assinada, um dos maiores índices de empregabilidade do Brasil, sendo a indústria o principal segmento empregador do município.

O Valor Adicionado Definitivo de Vinhedo em 2021 foi de R$ 9,7 bilhões, o que coloca a cidade na 29º posição no Estado de São Paulo, à frente de 616 municípios. O Valor Adicionado Per Capita em 2021 foi de R$ 119,6 milhões, 20º maior do Estado, à frente de 625 municípios. O Valor Adicionado é a riqueza gerada, representa a diferença entre as vendas, incluindo os tributos, e os insumos adquiridos. Também em 2021, a cidade teve 347 empresas com Valor Adicionado Definitivo acima de R$ 1 milhão.

O Programa de Qualificação para Exportação é gratuito e capacita empresas interessadas, auxiliando-as a identificar seus potenciais e a criar um Plano de Exportação que vai deixá-las preparadas e prontas para vender seus produtos no exterior, para que possam iniciar ou aprofundar o processo de exportação de forma planejada e segura.

Autor: Silvana Guaiume