21 OUT 2022
ADMINISTRAÇÃO
Dr. Dario participa da entrega oficial da nova sede da Promotoria de Justiça de Vinhedo
Órgão do Ministério Público de São Paulo está instalado na Rua dos Pintassilgos, 59, no Jardim Itália
O prefeito Dario Pacheco, integrantes do Ministério Público, magistrados, representantes município, parlamentares e outras personalidades participaram da cerimônia de entrega oficial da nova sede da Promotoria de Justiça de Vinhedo. O novo prédio está instalado na Rua dos Pintassilgos, 59, no Jardim Itália. A Promotoria de Justiça é um órgão do Ministério Público de São Paulo (MPSP) para o desempenho de funções institucionais nas esferas judicial e extrajudicial.

“Temos toda a confiança de que a Promotoria de Justiça de Vinhedo vai continuar realizando um trabalho voltado para garantir os direitos e interesses dos cidadãos. Minha gestão está à disposição para contribuir com esse trabalho”, disse dr. Dario. A entrega oficial do novo prédio, nesta quarta-feira (19), também contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, do subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo, do diretor-geral do MPSP, Michel Romano, e da chefe de Gabinete da Diretoria-Geral, Patrícia Leitão

“Nós queremos que a população saiba que este é o endereço da cidadania. Este é um espaço aberto”, disse o procurador-geral de Justiça, convidando as autoridades locais para, em parceria com os promotores de Justiça da comarca, alinhavarem as melhores políticas públicas para garantir os direitos sociais consagrados na Constituição. Segundo ele, Ministério Público é um indutor de políticas públicas.

“A porta está aberta para o atendimento dentro de nossas atribuições constitucionais, sob a batuta do nosso procurador-geral de Justiça”, disse o promotor José Cláudio Baglio, que discursou em nome das colegas Waleska Buratto e Beatriz Binello Valério. Para o diretor do Fórum, o juiz Evaristo Souza da Silva, os cidadãos da comarca “são felizardos por contarem com promotores tão diligentes”.

O presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Ricardo da Silva Barbosa, destacou a importância da sede própria da Promotoria de Justiça de Vinhedo. “Precisamos de um Ministério Público forte. Que simbologia tem um prédio próprio do Ministério Público”, disse. O presidente da Câmara Municipal, Nilton Braghetto, alegou que a conquista do novo espaço ressalta a independência do Ministério Público como instituição.

Sarrubbo e Baglio agradeceram os servidores do MPSP. O promotor de Justiça é o contato direto do Ministério Público com a sociedade. Ele realiza reuniões com a comunidade, participa de audiências públicas, solicita informações, coleta dados, investiga e ouve testemunhas para apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação, além de fazer recomendações, propor acordos de ajustamento de condutas e ações judiciais.

Autor: Silvana Guaiume