25 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo conclui reforma de salas odontológicas da UBS Vila João XXIII
Trabalhos foram iniciados nos consultórios de odontologia da UBS Vila Planalto e está sendo finalizado na Policlínica da Capela
A Prefeitura de Vinhedo concluiu este mês o projeto de reforma das salas odontológicas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila João XXIII, iniciou as obras nos consultórios de odontologia da UBS Vila Planalto e está finalizando os trabalhos na Policlínica da Capela. A reforma das salas odontológicas municipais foi iniciada em agosto para individualizar as consultas e garantir melhor qualidade de atendimento aos moradores.

A previsão era de que as obras em cada unidade fossem concluídas em um mês, mas os trabalhos demoraram mais tempo que o previsto com o surgimento de novas demandas. A reforma na UBS da Vila João XXIII ficou pronta no dia 10 e o atendimento na unidade, nas duas novas salas odontológicas, foi retomado no dia 13. Com a conclusão das obras na João XXIII, os trabalhos foram iniciados na UBS Planalto, que está sendo reformada.

As obras na Policlínica da Capela estarão concluídas em até 10 dias, quando a unidade voltará a realizar as consultas odontológicas, em três novos consultórios, e será iniciada a reforma das salas de odontologia da UBS Meirelles. Após o término da revitalização nesses dois espaços, Planalto e Meirelles, os trabalhos começam nas UBSs Três Irmãos e Casa Verde. “Optamos por realizar as reformas de duas em duas unidades para evitar que os moradores fiquem sem atendimento”, disse o secretário de Saúde Milton Ribolli.

Ribolli explicou que a previsão de um mês para reformar cada duas unidades não pôde ser cumprida. “Durante as reformas surgiram novas demandas imprevistas e levou mais tempo, praticamente o dobro do tempo previsto, para concluirmos as obras. Mas todo o trabalho foi realizado com a qualidade necessária”, disse.

Seis unidades

As reformas estão sendo executadas nos consultórios de odontologia de seis unidades de saúde municipais. Durante os trabalhos, o atendimento odontológico é suspenso e retomado assim que as obras são concluídas.
O projeto vai individualizar os consultórios odontológicos, que tinham cadeiras para dois ou três atendimentos simultâneos no mesmo espaço, e criar salas de esterilização separadas. Após as reformas, os pacientes serão atendidos um em cada consultório.

A individualização das salas precisou ser adotada a partir de normas de distanciamento implementadas pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia.

Em janeiro de 2020, antes da pandemia, a Rede Municipal de Saúde de Vinhedo atendeu 2.746 pacientes odontológicos. Com as restrições provocadas pelo coronavírus, os atendimentos foram reduzidos a cerca de 1 mil por mês. Depois das reformas, o município terá capacidade para 3.380 atendimentos odontológicos mensais.

Instalações e equipamentos odontológicos serão realocados para criar as salas individualizadas. Depois das reformas, a UBS Vila Planalto e a Policlínica da Capela terão três consultórios cada, a UBS Vila João XXIII e a UBS Dr. Meirelles terão dois consultórios cada, e a UBS Casa Verde e a UBS Três Irmãos terão um consultório cada, além da sala de esterilização separada em cada uma das seis unidades de saúde.

O Departamento de Odontologia de Vinhedo conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no Centro Médico Manoel Mateus, com quatro consultórios individualizados nos quais são atendidos pacientes encaminhados pelos dentistas das UBSs e da Policlínica, com agendamento, para tratar as especialidades endodontia, periodontia, estomatologia, bucomaxilofacial, prótese e pacientes com necessidades especiais.

Autor: Silvana Guaiume