26 OUT 2022
Vinhedo promove cadastramento inédito dos produtores rurais da cidade
Proposta é criar um banco de dados com informações atualizadas para desenvolver políticas públicas de estímulo à agricultura vinhedense
A Prefeitura de Vinhedo está realizando um cadastramento inédito e pioneiro dos produtores rurais da cidade.  A proposta é criar um banco de dados com informações atualizadas para desenvolver políticas públicas de estímulo à agricultura vinhedense. O cadastro é feito na Central SIM e no Atendimento ao Cidadão da Prefeitura na Capela, com agendamento. O prefeito Dario Pacheco acompanhou o primeiro cadastro, realizado esta semana, do produtor José Coraci de Almeida, da Fazenda Barreiro, que cultiva goiaba, couve, alface, rúcula, couve flor, mandioca, feijão e banana.

“Uma das minhas prioridades é transformar Vinhedo em um município verde e a agricultura contribui muito para isso. Precisamos desenvolver a agricultura em Vinhedo porque tem muito espaço para ela na nossa cidade. Queremos que produção agrícola avance em representatividade e produtividade. Nossa proposta é construir uma Vinhedo cada vez melhor e mais sustentável”, afirmou dr. Dario.

Dr. Dario comentou que o levantamento vai permitir conhecer melhor o setor agrícola de Vinhedo para criar ações e iniciativas efetivas de estímulo e apoio à agricultura.  “Vamos trabalhar junto com o setor para promover a agricultura familiar e sustentável de Vinhedo. Nossas metas incluem abrir espaços para a exportação”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin. O prefeito lembrou que a produção de vinho em Vinhedo cresce todo ano, com novas técnicas de cultivo.

O cadastramento também vai facilitar a venda direta de produtos utilizados na merenda escolar do município, com a certificação da propriedade de agricultura familiar, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Dr. Dario acrescentou que a Prefeitura está em negociação com o governo estadual para ocupar parte do prédio da Casa da Agricultura e oferecer atendimentos diversos ao produtor rural.

“Ano que vem já estaremos com esse espaço para receber os agricultores”, afirmou a diretora de Agronegócios de Vinhedo, Beatriz Fernandes. De acordo com ela, o cadastro do produtor rural precisa ser feito pessoalmente na Central SIM ou Atendimento na Capela para que os documentos possam ser digitalizados. Os agricultores devem levar RG, CPF, comprovante de endereço, ITR, matrícula do imóvel e inscrição no Incra.

Máquinas disponíveis

Este ano, Vinhedo recebeu do governo estadual uma motoniveladora e uma retroescavadeira para ser utilizada por produtores rurais do município, além de implementos como subsolador, calçadeira, sementeira e pulverizador. A cidade conta ainda com um trator municipal. Todos esses equipamentos são emprestados para os agricultores do município sem custo, basta fazer a solicitação na Central SIM ou Prefeitura na Capela.

Produção

Os dados mais recentes da agricultura de Vinhedo são de 2017, obtidos no Levantamento de Unidades de Produção Agrícola (Lupa) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Nesse levantamento, Vinhedo tem 2,5 mil hectares de área rural, dos quais 165 hectares são dedicados a cultura perene e outros 165 hectares são utilizado para cultivos temporários. De acordo com o Lupa, Vinhedo soma 156 propriedades agrícolas e 87% delas têm no máximo 20 hectares.

Dados do IBGE de 2021 apontam que Vinhedo produz 2,4 mil toneladas de frutas e vegetais por ano. A uva ainda lidera esse mercado, com 1.320 toneladas colhidas em 2021. Vinhedo ocupa a 17ª posição entre os maiores produtores dessa fruta no Estado de São Paulo, conforme o IBGE. A produção anual de goiaba é de 800 toneladas, a de tangerina soma 60 toneladas, a de banana alcança 45 toneladas e a de figo contribui com 40 toneladas, mesma quantidade do limão.

Vinho

A produção de vinho também é expressiva na cidade. Vinhedo é pioneira no interior de São Paulo no cultivo de uvas viníferas para a produção de vinhos finos. Até 2007 a vitivinicultura da cidade era baseada nas chamadas uvas americanas, como niagara e bordô. Em 2008 foi plantado o primeiro pé de uva Shiraz em Vinhedo, abrindo as portas para a produção de vinhos das chamadas uvas finas, principalmente as europeias.

Quatro anos depois foi introduzida na cidade a colheita de inverno, com a adoção de técnicas inovadoras de poda. As uvas finas precisam amadurecer e ser colhidas na época mais seca do ano, com dias ensolarados e noites frias, para a melhor qualidade dos frutos que serão utilizados na produção de vinho.

A cidade produz hoje ao menos 100 mil litros de vinhos por ano, 60% de uvas americanas e 40% de uvas viníferas, além de 50 mil litros de suco de uva, segundo o vitivinicultor Célio Campovilla. Vinhedo tem 10 produtores de vinho e seis adegas abertas à visitação. Campovilla explica que atualmente 100% da produção é consumida na região.

Autor: Silvana Guaiume