27 OUT 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Vinhedo oferece transporte público gratuito nas eleições de domingo (30) o dia todo
Ônibus municipais que circulam na cidade poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores

A Prefeitura de Vinhedo decidiu oferecer transporte público gratuito aos eleitores no segundo turno das eleições, no domingo (30), durante o dia todo. A princípio, a gratuidade seria oferecida das 6h às 20h, conforme decreto municipal, mas foi estendida para todo o período de circulação da frota no domingo. Um novo decreto municipal com o horário corrigido está sendo publicado. A medida, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), busca facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

Todos os ônibus que circulam na cidade aos domingos poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores. “Vamos contribuir para o exercício pleno da cidadania e democracia por todos os eleitores”, afirmou o prefeito Dario Pacheco. Aos domingos, circulam por Vinhedo cinco linhas de ônibus e seis veículos. De acordo com o secretário de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Torrezin, a gratuidade será oferecida em todos eles.

Em domingos comuns, são transportados em média 800 passageiros no transporte coletivo municipal. No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, os ônibus transportaram 930 passageiros. No primeiro turno não houve gratuidade em Vinhedo.

A decisão do TSE determina que governadores e prefeitos que oferecerem transporte público no dia da eleição no segundo turno não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida.

LEV

Assim como ocorreu no primeiro turno, a Prefeitura de Vinhedo vai disponibilizar as vans do LEV (Linhas Especiais de Vinhedo) para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida severa no domingo, dia 30 de outubro, para o segundo turno das Eleições 2022. O serviço vai funcionar das 8h às 18h e deve ser agendado pelo telefone 3826-7800, ramal 3130, das 8h às 16h30.

O LEV é um serviço da Prefeitura de Vinhedo destinado exclusivamente à condução de munícipes com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Os moradores que agendarem o serviço serão levados da sua residência para o local de votação em Vinhedo. Após votar, o eleitor será levado de volta para casa.

Autor: Silvana Guaiume