31 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo cria 414 novas vagas formais de trabalho em setembro
Cidade tem 43.057 pessoas com carteira assinada e se destaca como uma das maiores empregadoras do País, com 53% da população empregada
Vinhedo criou 414 vagas de empregos formais em setembro deste ano e soma 2.185 novos trabalhadores com carteira assinada desde janeiro, alta de 16% em relação a setembro de 2020. A cidade é uma das maiores empregadora do Brasil, acumula 43.057 empregos formais em setembro, o que representa 53% de sua população empregada. De setembro de 2020 a setembro de 2022, foram criados no município 5.931 postos de trabalho.

Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência. Vinhedo mantém saldo positivo de emprego nos últimos dois anos. Em 12 meses, a alta de empregos é de 9% e no acumulado do ano é de 5,3%. Até setembro deste ano, Vinhedo criou 2.185 empregos formais. Em 12 meses, foram 2.276 novas vagas de trabalho com carteira assinada.

“A geração de empregos é um das nossas prioridades. Com muito orgulho temos acompanhado na nossa gestão a chegada de novas empresas a Vinhedo, a ampliação de companhias instaladas na cidade e uma grande atividade no empreendedorismo, com as startups, todas importantes empregadoras e destaque no mercado. Vamos continuar trabalhando para gerar mais empregos, renda e riqueza para que Vinhedo se desenvolva cada vez mais com sustentabilidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Com estoque de 43.057 empregos, a cidade é uma das maiores empregadoras do Brasil e do Estado de São Paulo, à frente de municípios grandes, sedes de regiões metropolitanas, como Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

A maior parte dos empregos formais de Vinhedo está no setor de indústria, com 45% da mão de obra empregada. Em seguida vem a o setor de serviços, com 34,8% dos postos de trabalho formais. O comércio tem 18% dos empregos, a construção civil soma 2% e a agropecuária fica com 0,2%.

Vinhedo

De janeiro a setembro foram criados 2.185 postos de trabalho em Vinhedo, crescimento de 5,35% em relação a dezembro de 2021. Em 30 de setembro, Vinhedo somava 43.057 empregos com registro em carteira. A relação na cidade é de 528 empregos formais por mil habitantes, 53% da população empregada.

Estado de São Paulo

De janeiro a setembro, o Estado de São Paulo criou 595.984 postos de trabalho, crescimento de 4,7% em relação a dezembro de 2021. Em 30 de setembro, o Estado tinha 13.240.139 empregos formais, 309 por cada mil habitantes, 31% da população empregada.

Brasil

De janeiro a setembro, foram criadas 2.147.600 novas vagas no Brasil, crescimento de 1,89% em relação a dezembro de 2021. Em 30 de setembro, o País tinha 42.825.783 empregos formais, 200 pessoas empregadas com carteira assinada a cada mil habitantes, 20% da população empregada.

Autor: Silvana Guaiume