31 OUT 2022
Pediatria na UPA de Vinhedo passa a atender até 19h na quinta-feira (3)
Pediatras continuam atendendo urgência e emergência 24 horas por dia todos os dias da semana na Santa Casa e do PA da Capela
O atendimento de pronto-socorro da pediatria da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) volta a ser realizado das 7h às 19h a partir desta quinta-feira (3). A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde devido à baixa procura de pacientes pediátricos após as 19h na unidade. O atendimento pediátrico de urgência e emergência continua sendo realizado na 24 horas todos os dias da semana na Santa Casa e do PA (Pronto Atendimento) da Capela. A Secretaria monitora o atendimento de pediatria na UPA para flexibilizar o horário sempre que necessário.

Vinhedo é uma das poucas cidades do Brasil, com população similar, que mantêm três portas abertas para atendimento de urgência e emergência. O horário de atendimento da pediatria na UPA foi ampliado até 23h em abril e, depois, em setembro deste ano para fazer frente ao aumento da procura de pacientes registrados nos períodos, principalmente por doenças relacionadas ao clima. Com a queda da demanda, o horário é reduzido.

“Fazemos o monitoramento constante para adequar o atendimento nas unidades, evitando que o pediatra fique ocioso quando não há demanda e pacientes, remanejando o profissional para unidades onde a procura é maior. O horário da pediatria na UPA será ampliado sempre que necessário”, afirmou o secretário de Saúde Milton Ribolli. Ele reforçou que o PA Capela atende casos emergências de crianças 24 horas por dia todos os dias da semana, assim como a Santa Casa.

As três unidades também atendem casos emergenciais de pacientes adultos, em clínica geral, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Santa Casa é um hospital privado e a Prefeitura mantém contrato com a unidade para atendimento 24 horas à população em casos de urgência de pediatria, clínico geral, ortopedia e ginecologia. O PA oferece atendimento 24 horas de clínico geral e pediatria. A UPA atende clínico geral 24 horas e pediatria das 7h às 19h, horário que é ampliado para das 7h às 23h quando necessário.

Todas as unidades de pronto atendimento da cidade, UPA, PA e Santa Casa, trabalham com o sistema de classificação de risco dos pacientes. Pacientes em situação grave, com maior risco, são atendidos mais rapidamente.