04 NOV 2022
SANEAMENTO
Sanebavi inicia interligação de esgoto a novos equipamentos da ETE Pinheirinho
Estação passa por amplas reformas e melhorias, que vão dobrar a capacidade de tratamento de efluentes
As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho entraram em nova etapa essa semana, com o início da interligação do esgoto bruto aos novos equipamentos do sistema de tratamento primário. O trabalho de instalação das tubulações de carga para as caixas de areia e peneiras rotativas foi supervisionado pelo superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, na manhã desta quinta-feira (3).  Também estiveram no local os engenheiros da autarquia Dirceu Carvalho e Sueli Yoshinaga e o diretor de ETE, Foster Gomes.

Depois de feita a interligação, o próximo passo será a testagem dos mecanismos. Com a restruturação do sistema, todo efluente que chegar ao tratamento na estação vai passar primeiramente pelas novas caixas para retenção dos sólidos finos como areia, sementes, óleo e gorduras. Os equipamentos estão dimensionados para a atual demanda do município permitindo conter até 100% da areia que chega ao sistema. As caixas antigas existentes no local tinham cerca de 20 anos e já estavam deficitárias.

Melhorias

A ETE Pinheirinho recebeu, nesta segunda fase das obras de expansão, uma nova elevatória, novos sistemas de armazenamento e dosagem de soluções, a instalação de mais de 800 novos sopradores por ar difuso, novos tanques de aeração e a implantação das novas caixas de areia. Além disso, outras inúmeras melhorias estruturais foram executadas no sistema, como a impermeabilização dos tanques novos, limpeza dos tanques mais antigos e a reforma geral dos dois decantadores.
Quando a ampliação estiver finalizada, no início do próximo ano, a estação Pinheirinho vai ter capacidade para o tratamento do dobro de efluentes, passando de 140 para 220 litros por segundo. Além de duplicar a vazão, a expectativa é de que alcance uma eficiência de aproximadamente 98% de remoção da carga orgânica.
“Estamos atentos ao crescimento e seguimos com a proposta de oferecer saneamento de qualidade para a população de Vinhedo. A readequação do sistema ETE Pinheirinho vai permitir que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. Sem contar que o investimento no tratamento de esgoto reflete em ganhos ambientais e no desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou o superintendente Spina.
Autor: Silvana Guaiume