04 NOV 2022
Estacionamento rotativo de Vinhedo pode ser pago com Pix
Sistema garante mais facilidade, modernidade e rotatividade às vagas de estacionamento na região central da cidade
O Vaga Fácil, sistema de estacionamento rotativo de Vinhedo, pode ser pago também com Pix pelo aplicativo de celular. A nova opção busca facilitar o acesso às vagas da região central. Além do Pix, o estacionamento pode ser pago com moedas, tag eletrônico, cartão de crédito, de débito, diretamente pelo aplicativo ou em dinheiro em pontos de venda no comércio local. Para baixar o aplicativo, basta procurar por Vago! nas lojas IOS ou Android..

O sistema começou a operar em agosto para garantir mais facilidade, modernidade e rotatividade às vagas de estacionamento nas ruas do centro da cidade. O Vaga Fácil Vinhedo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, e custa R$ 1,25 por cada 30 minutos. O sistema abrange 12 ruas e avenidas do centro de Vinhedo (confira relação abaixo), com 706 vagas. Há pelo menos 10 anos, desde que foi criado, o sistema de estacionamento rotativo não passava por nenhuma mudança e não tinha o valor reajustado.

O sistema conta com 30 parquímetros instalados em 12 ruas além de 15 pontos de venda distribuídos pelo comércio. As máquinas funcionam com energia solar reforçando o compromisso com a sustentabilidade. A cobrança mínima é de R$ 1,25, por 30 minutos, e o tempo máximo de permanência na mesma vaga é de duas horas. Caso o usuário tenha que permanecer mais do que duas horas, precisará mudar o veículo de vaga. A fiscalização é feita por agentes públicos e por um veículo equipado com câmeras que identificam automaticamente as placas irregulares.

Vagas especiais

Idosos e pessoas com deficiência estão isentas do estacionamento por até duas horas quando utilizarem vagas demarcadas e exibirem a credencial em local visível no veículo. Motociclistas também estarão isentos e devem estacionar exclusivamente em vagas definidas. Vagas de farmácias, para carga e descarga poderão ser utilizadas por até 15 minutos. A isenção vale ainda para veículos oficiais, viaturas policiais e ambulâncias.

30 minutos – R$ 1,25
60 minutos – R$ 2,50