28 NOV 2022
SAÚDE
Sem receber novas doses da Pfizer Baby, Secretaria de Saúde de Vinhedo altera agenda de vacinação
Vacina de bebês de 6 meses até a véspera de completar 3 anos com comorbidade será aplicada na terça-feira e quarta-feira
A Secretaria de Saúde de Vinhedo não recebeu novas doses da vacina Pfizer Baby do governo estadual e não tem previsão de quando elas serão entregues. Com isso, a agenda de vacinação de bebês de 6 meses até a véspera de completar 3 anos com comorbidade precisou ser alterada. Nesta semana, a vacinação desse público será realizada na terça feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Planalto e na quarta-feira, na UBS Meirelles, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30.

Nesta etapa, a vacina é aplicada em crianças com comorbidade, conforme orientação do governo estadual. Vinhedo recebeu apenas 120 doses da Pfizer Baby (comorbidade) e iniciou a vacinação na semana passada. As 120 doses equivalem a 38% da população de crianças de 6 meses até a véspera de completar 3 anos da cidade. A Secretaria de Saúde está solicitando mais doses da vacina à Secretaria Estadual de Saúde, mas foi novamente informada nesta segunda-feira (28) de que não há previsão da chegada de mais doses.

O frasco de Pfizer Baby tem 10 doses de vacina, que precisam ser utilizadas no mesmo dia depois que o frasco é aberto. O frasco apenas é aberto quando há procura de crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidade comprovada. Quando há sobras da vacina, porque o frasco não foi todo consumido por bebês com comorbidade, a Secretaria da Saúde está vacinando crianças dessa faixa etária que não têm comorbidade. As doses remanescentes são disponibilizadas na xepinha, após as 15h30 para os pais ou responsáveis por crianças que procurarem as duas unidades.

A Secretaria de Saúde esclarece que a xepinha apenas ocorre quando o frasco é aberto para atender crianças com comorbidade e as doses não são todas utilizadas para esse público. Se não houver demanda dessa faixa etária com comorbidade, o frasco não é aberto. Na xepinha serão aplicadas apenas as doses restantes do frasco aberto nas crianças que estiverem nas duas unidades, nos respectivos dias de vacinação, após as 15h30, por ordem de chegada.

Vacinação contra covid-19 a partir de 6 meses até a véspera de completar 3 anos, com comorbidade comprovada
UBS Planalto
Terças-feiras