18 JAN 2023
SANEAMENTO
Sanebavi inicia construção de dois novos reservatórios de 1 milhão de litros cada em benefício a 44 bairros
Obra de mais de R$ 6,9 milhões vai ampliar a reservação de água em mais 245% beneficiando cerca de 25 mil pessoas
A Sanebavi deu início às obras de construção de dois novos reservatórios com capacidade para armazenamento de 1 milhão de litros de água tratada cada, nas regiões do Observatório e Mirante das Estrelas.

A primeira etapa das obras foi acompanhada pelo prefeito Dr. Dario Pacheco, superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, o presidente da Câmara, Paulinho Palmeira e os vereadores Inês Diogo, Nilton Braguetto, Val Souza, Rubens Nunes e Pastor Léo Fernandes, além de técnicos da autarquia.

A implantação dos tanques vai ampliar a capacidade de reservação para distribuição em todo o setor leste da cidade beneficiando cerca de 44 bairros, aproximadamente 25 mil pessoas.

O projeto vai atender a demanda atual e a expectativa de crescimento para os próximos 10 anos, de acordo com os estudos do Plano Municipal de Saneamento. “Já adquirimos a Represa IV, vamos construir a quinta e temos várias outras ações em andamento para alcançarmos a sustentabilidade hídrica de Vinhedo que é nossa prioridade”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

“Estamos investindo no equilíbrio e disponibilidade de água potável para estas regiões, que hoje é deficitária. Os novos reservatórios vão proporcionar um acréscimo de 2 milhões de litros de água ao sistema, permitindo atender satisfatoriamente o crescimento populacional e desenvolvimento da cidade nas próximas duas décadas”, afirma Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.

Com sistema moderno e resistente, os reservatórios terão estrutura em chapas de aço parafusado com revestimento vitrificado e cobertura em domus geodésico de alumínio. A composição oferece maior facilidade no processo de limpeza e desinfecção, mais durabilidade e baixo custo de manutenção”, explica Spina.

Na área do Mirante, o novo reservatório vai funcionar como vaso comunicante com o reservatório já existente, também com capacidade de 1 milhão de litros. Esse conjunto será responsável pelo fornecimento de água potável aos bairros Vila Lorençon, Parque Iolanda, Vila Fátima, Bosque, Bosque da Grevílea, Morada do Bosque, Recanto dos Paturis, Jardim Europa, Res. Villagio di Verona, Ipê Velho, Terras de Vinhedo, Jardim  Palmeiras, Reserva da Mata, Jardim Paulista I e II, CDHU Mario Covas, Vila Junqueira, Vila João XXIII, Vila Santana, Jardim Panorama, Mirante das Estrelas, Jardim Paulista I, Vila Pompéia, lot. Bem Te Vi, Vila Romana, Fazenda Cachoeira, Caixa D’água, Jd. São Tomé, Reserva da Mata, Jd. Melle, Jardim das Videiras, Jd. Florencia, Cond. Florença II, Jd. Miriam e Jd. Elisa.  O sistema atende cerca de 34 bairros.

Já no Observatório, o antigo reservatório de concreto armado com 120 metros cúbicos, será desativado abrindo espaço para a construção da nova caixa d´água de 1 milhão de litros. A substituição foi necessária pois além da capacidade ser insuficiente para atender a demanda, o resultado das avaliações estruturais apontou desgaste, trincas e fissuras que inviabilizaram a recuperação da antiga estrutura. O novo, com maior capacidade e melhor tecnologia, vai atender com mais eficiência os bairros Observatório, Cond. Piemonte, Villagio São Bento, Morada da Lua, Morada do Sol, Vila Monte Verde, Mirante das Estrelas, Canjaranas, Vila D’oro e Vista Verde. A nova unidade vai ampliar em mais de oito vezes o volume de água oferecido aos moradores destas regiões.

Quando os dois reservatórios entrarem em operação, a região leste da cidade passará de 1.295 metros cúbicos de armazenamento para 3.175 metros cúbicos, o que equivale a uma reserva *245% maior que a anterior. “A nova reservação é essencial para o equilíbrio do sistema aprimorando a garantia de abastecimento à população. Ações como essa são essenciais no enfrentamento de crises hídricas mais intensas, como temos observado nos últimos anos”, avalia Gabriel Carvalho, diretor de Estação de Tratamento de Água.  As novas estruturas também vão permitir uma melhora na eficiência energética no sistema de distribuição de água.

As obras estão sendo executadas com recursos da Sanebavi, no valor de R$ 6.982.461,07 e têm previsão de serem entregues no início do segundo semestre.

✅️ SUSTENTABILIDADE HÍDRICA
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Sanebavi, está realizando o maior programa de investimentos da história de Vinhedo para alcançar a sustentabilidade da cidade.  Confira as ações já em andamento ou concluídas:
⏩️Modernização da captação do Rio Capivari – R$ 2,5 milhões
⏩️Compra da Represa IV – R$ 4,5 milhões
⏩️Compra da área para construir a Represa V – R$ 2,5 milhões
⏩️Construção de dois novos reservatórios com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água – R$ 7 milhões
⏩️Construção da adutora Bom Jardim e da  Represa V – R$ 19 milhões
⏩️Desassoreamento e ampliação da Represa 1 – R$ 10 milhões.
Autor: Ana Cândida Briski