A Sanebavi realizou, na manhã desta terça-feira (1º), uma ação socioeducativa na Vila Junqueira para conscientizar a comunidade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos na rede de esgoto. A iniciativa foi motivada por um vazamento recorrente na Rua Paulo Bertan, causado pelo entupimento de um Poço de Visita (PV) devido ao acúmulo de materiais inadequados e também por ligações indevidas de água pluvial na rede de esgoto.
A equipe da autarquia abordou moradores na entrada do CEI Branca de Neve, distribuindo materiais informativos e reforçando orientações sobre o uso correto da rede de esgoto. Além disso, foram entregues panfletos nas residências da região mais alta do bairro, local onde se suspeita que ocorra o descarte inadequado, afetando diretamente a infraestrutura localizada em áreas mais baixas.
A Sanebavi alerta que a rede de esgoto é projetada exclusivamente para o transporte de efluentes domésticos e que o descarte de materiais como óleo de cozinha, papel higiênico, cabelos, plásticos e outros resíduos sólidos pode provocar obstruções e transbordamentos, prejudicando o meio ambiente e a própria comunidade. Além disso, a ligação irregular de água pluvial na rede de esgoto sobrecarrega o sistema, aumentando o risco de extravasamentos e danos estruturais.
Os moradores podem contribuir evitando o descarte irregular e denunciando práticas inadequadas. Em caso de problemas na rede de esgoto, a Sanebavi disponibiliza o canal de atendimento 0800 774 7123.