08 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Pelo segundo ano, Vinhedo é destaque no Programa PEIEX de Qualificação para Exportação
Cidade é a segunda da RMC com maior número de empresas participantes
No Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Núcleo Campinas – Biênio 2021/2022, Vinhedo foi novamente destaque como a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais teve empresas participantes. Os dados foram divulgados nesta semana pelo programa que conta com o apoio da FACAMP e que envolve 91 municípios do Estado.

Vinhedo tem 18 empresas que aderiram ao programa desde que foi implantado na região, atrás apenas de Campinas, com 45 empresas. Na Região Metropolitana de Jundiaí, Vinhedo também só fica atrás de Jundiaí que possui 21 empresas participantes.

“Nosso parque industrial é bem diversificado com a tecnologia e logística entre suas vocações. A internacionalização é o caminho natural de muitas dessas empresas e nosso objetivo é capacitá-las cada vez mais, gerando cenários promissores e mão de obra de excelência”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

Neste biênio, o programa tinha como meta atender 200 empresas paulistas até janeiro, e acabou ultrapassando 235 em atendimento, sendo que 210 empresas já estão com Planos de Exportação finalizados. “Foram mais de 4,7 mil horas de atendimento realizadas, com 3.137 visitas e o tempo médio de atendimento em cada empresa de até 3 meses”, detalhou o gerente executivo do Peiex-Campinas/Facamp, Olavo Furtado.

Entre os setores de atuação das empresas participantes, 38% são provenientes de alimentos e bebidas, 16% de máquinas, equipamentos e materiais elétricos e 15% produtos diversos.

Convênio prorrogado

Em virtude do sucesso do programa, o núcleo conseguiu expandir o tempo do convênio da qualificação, o que possibilitará atender mais empresas da região com a consultoria.

Entre as empresas vinhedenses que participaram do programa neste biênio está a Dellabruna Mesas e Cadeiras. “Através do programa PEIEX tivemos a visibilidade de como nossa empresa pode exportar nossos produtos”, relata a representante da empresa, Marina Dellabruna.

“A nossa consultora foi extremamente atenciosa e muito dedicada, a todo momento explicando o conteúdo de forma clara e sempre colocando os conceitos em nossas atividades atuais. Para quem almeja expandir seus negócios para fora do Brasil, deve com certeza participar do programa da PEIEX”, elogiou a empresária.

Para José Augusto Nobrega, proprietário de uma empresa no ramo de alimentação, a Nobrega Comércio de Produtos alimentos Ltda, o programa PEIEX foi fundamental, já que o grande foco para a nova fábrica de pães de queijo, NC Foods, é a exportação. “Novas mudanças na estrutura empresarial serão feitas para alcançar o ramo da exportação. Temos aprendido muito com este programa e ainda teremos muito a aprender, pois nele encontramos os desafios e as tarefas a serem cumpridas para iniciar a exportação de pães de queijo”, destacou.

O Peiex é um programa gratuito que capacita empresas, criando um Plano de Exportação que vai deixá-las preparadas e prontas para vender seus produtos no exterior, para que possam iniciar ou aprofundar o processo de exportação de forma planejada e segura.

Empresas vinhedenses interessadas em fazer parte do programa devem entrar em contato pelo telefone (19)  3826-1557 ou pelo e-mail peiex@facamp.com.br.
Autor: Ana Cândida Briski