19 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Segurança especializada e botão do pânico garantem mais segurança nas escolas
Contratação emergencial dos agentes pela Prefeitura atende pedido de pais e educadores para unidades municipais e estaduais

A segurança especializada nas escolas das redes municipal e estadual de Vinhedo teve início nesta quarta-feira (19), contratada emergencialmente pela Prefeitura para trazer mais tranquilidade aos pais e educadores. A medida faz parte de um pacote de 10 ações anunciadas pelo prefeito Dr. Dario Pacheco para reforçar a segurança nas escolas.

“Em todas as escolas municipais e, também nas estaduais, já podem ser vistos os agentes de segurança, contratados em caráter emergencial, para sustentar essa cultura de paz que já temos em nossa cidade”, disse o prefeito Dr. Dario.

Os seguranças atuam tanto no período diurno quanto no noturno, para contemplar também os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Embora não façam parte da rede municipal, também foram implantadas segurança nas três escolas estaduais: Patriarca da Independência, Israel Shoba e Maria do Carmo Ricci Von Zuben.

Mais melhorias
A direção das escolas recebeu orientações da Guarda Civil Municipal sobre a utilização do aplicativo do “botão do pânico”, que começou a ser implantado em todas as escolas públicas e privadas de Vinhedo.

De acordo com o secretário de Segurança, Osmir Cruz, o aplicativo é o mesmo que permite que a Lei Maria da Penha seja acionada por mulheres com medida protetiva que estejam em situação de perigo. “A tecnologia alerta a GCM imediatamente caso haja alguma emergência ou violência. Após o sinal, o COI contata as viaturas mais próximas, que prontamente se dirigem ao local da ocorrência”, explica.

Além de um segurança em cada unidade de ensino e do botão de pânico, a Prefeitura vai implantar catracas com biometria nas escolas. Também está em fase de licitação, as etiquetas inteligentes a serem colocadas nas mochilas dos alunos (TAG) que usam o transporte escolar, iniciativa inédita na região, que permite o rastreamento on-line da localização dos filhos pelos pais.

A Prefeitura também anunciou a contratação de mais 40 guardas municipais via concurso público e a disponibilização de mais duas viaturas para o PAE (Patrulheiro Amigo da Escola).

Cultura de Paz
Durante toda a semana, a Rede Municipal de Educação trabalhou o tema ‘cultura de paz’ entre os alunos, por meio de atividades pedagógicas e ampliação do acolhimento prioritário.

Nesta quinta-feira (20) de abril, em adesão à Campanha Nacional de Combate à Violência nas Escolas, a Educação sugere que todos os profissionais da rede de educação vistam branco em apoio à cultura de paz, entre outras ações que serão realizadas. “Teremos várias ações neste dia, com o intuito de cuidar do outro e que fazem parte da cultura de paz que temos e que queremos ter nas escolas vinhedenses”, reforçou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti.

Autor: Vinícius Zaia