09 MAI 2023
Vinhedo promove Sábado da Vacina na UBS Planalto, dia 20
Multivacinação, contra Covid-19 e gripe será realizada na UBS Planalto, das 8h às 15h

A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove o “Sábado da Vacina” contra a gripe (influenza), Covid-19 e multivacinação no sábado, dia 20, na UBS Planalto, das 8h às 15h. Também ocorre no domingo, dia 21 de maio, vacinação somente contra a gripe (Influenza) na Praça Aurora Sudário, das 12h às 18h.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina, sem a necessidade de agendamento prévio.

A multivacinação acompanha as vacinas do Calendário do Ministério da Saúde, procurando colocar em dia a situação vacinal da população.

Desde o dia 26 de abril, seguindo orientações do Ministério da Saúde, as doses da vacina bivalente estão disponíveis para maiores de 18 anos para a população geral e para maiores de 12 anos com comorbidades.

Já as doses contra a Influenza são destinadas apenas para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa e população privada de liberdade.

Para que se vacinar?
A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três cepas do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).
É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da COVID-19.

Sábado da vacina

Data: sábado (20)

Local: UBS Planalto (Rua Brasília, 273, Vila Planalto)

Vacinação gripe (Influenza)