12 MAI 2023
Dezesseis novos guardas são incorporados à GCM de Vinhedo
Integrantes da 9ª turma da Guarda Municipal participaram de solenidade com presença do prefeito e autoridades

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (12), a solenidade de formatura da 9ª turma da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, na base da GCM. Dezesseis novos guardas foram integrados ao efetivo do município, ao lado de outros cinco integrantes da Guarda de Conchal, que também se capacitaram na cidade.

No início da solenidade, os formandos se apresentaram em formação para acompanhar a subida do prefeito Dr. Dario Pacheco, vereadores e outras autoridades ao palco.

Estavam presentes Paulinho Palmeira, presidente da Câmara Municipal de Vinhedo, os vereadores de Vinhedo Mazinho (que também é guarda municipal), Thiago Marra, Luiz Vieira, Márcio Melle, Nayla de Souza, Nilton Braghetto, Pastor Léo Fernandes, Rodrigo Luglio, Rubens Nunes, Tiago de Paula, Val Souza, o vereador de Conchal Pedro Henrique de Almeida e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Valinhos Thiago Samasso.

A guarda de honra da GCM levou as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Vinhedo ao pátio. Como parte de uma formalidade simbólica, o prefeito passou em revista ao contingente, acompanhado do subcomandante Paulo e Osmir Cruz, secretário da Defesa Social e da Mobilidade Urbana. Em seguida, o hino nacional foi executado pela banda e cantado pelos guardas e convidados presentes.

Após o deslocamento da bandeira nacional para a frente do grupo de formandos, os novos guardas fizeram um juramento de compromisso para com a guarda.

Edimar, orador escolhido pela turma em formação, fez um discurso em nome dos alunos.

“Com muita alegria e entusiasmo nos colocamos à disposição da sociedade. Somos uma nova geração dentro da segurança pública. Homens e mulheres que se empenharão pela segurança da sociedade todos os dias. Somos guardas civis municipais: patrulheiros, protetores e amigos”, disse ele.

Depois, foram chamados ao palanque para recebimento do certificado de formatura os GCMs Barea e Cristiano, que se destacaram com mais pontos durante o curso. Os demais receberam o certificado de seus padrinhos e madrinhas.

Certificados de reconhecimento também foram entregues ao corpo docente e o prefeito foi presenteado com a Espada Cavaleira, um dos altos destaques da corporação.

Em pronunciamento, o secretário Osmir Cruz agradeceu as autoridades, o corpo docente, o corpo administrativo e os instrutores. Em seguida, ele aconselhou os formandos.

“Respeitem a história da GCM de Vinhedo e aqueles que a construíram, especialmente os nossos mais antigos. Tenham humildade e honrem o brasão que carregam no peito, seja de Vinhedo ou de Conchal. Honrem a farda. Entreguem-se ao máximo para servir a população e a corporação que escolheram servir”, disse.

O prefeito Dr. Dario Pacheco cumprimentou as autoridades e se dirigiu aos guardas formados

“Hoje é mais um dia glorioso. É mais segurança e mais paz para nossa querida Vinhedo. Aos novos guardas: vamos trabalhar juntos, atendendo às nossas crianças, as pessoas portadoras de deficiências, os idosos, os mais vulneráveis e todos os vinhedenses. Convido vocês para uma palavra de futuro: gosto mais dos sonhos do futuro do que as histórias do passado”, afirmou o prefeito.

No encerramento da solenidade, já como integrantes da GCM de Vinhedo, os novos guardas desfilaram e prestaram saudação às autoridades presentes. Com a permissão do prefeito, o subcomandante Paulo liberou o efetivo, que pode participar de uma confraternização com familiares e amigos.

Autor: Vinícius Zaia