12 MAI 2023
SANEAMENTO
Servidores da Sanebavi recebem orientações sobre Febre Maculosa

Na manhã desta sexta-feira (12), servidores do setor Operacional da Sanebavi participaram de uma série de palestras sobre Febre Maculosa, ministradas por técnicos da secretaria municipal de Saúde.

A ação foi solicitada pelo departamento de Segurança do Trabalho da Sanebavi para alertar e prevenir os trabalhadores da autarquia sobre os riscos da doença. As apresentações foram realizadas pelo diretor de Vigilância em Saúde, Joel Henrique Vieira, pelo gerente de Zoonoses, Tulio Delaqua e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Ap. Reis.

Na oportunidade foram discutidos temas como a prevenção, riscos durante as atividades, cuidados, sintomas e primeiros socorros. “A proposta foi trazer mais informações sobre a doença. É uma época que temos uma maior multiplicação dos carrapatos, que são os vetores e transmitem a doença para o ser humano. As informações e as medidas básicas de prevenção são muito importantes", afirma Camilo Kennedy Rosa, técnico de Segurança do Trabalho da Sanebavi, que destacou dois casos recentes de óbito pela doença na cidade de Campinas.

"Queremos orientar nossos servidores, principalmente as equipes que saem em campo para realizar as manutenções e serviços, para que se protejam e preservem a saúde", afirma a superintendente da Sanebavi, Andrea Campos.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves até formas graves, com letalidade. A transmissão é pela picada do carrapato estrela e os sintomas principais são febre alta, dor no corpo e na cabeça, manchas avermelhadas na palma das mãos e sola dos pés, entre outros.

Em Vinhedo, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, não há registro de casos de Febre Maculosa nos últimos três anos, porém trata-se de região sujeita à doença em decorrência da fauna silvestre (principalmente capivaras) e doméstica (cachorros e cavalos).

Autor: Sanebavi