19 MAI 2023
SAÚDE
Secretaria da Saúde e alunos da São Leopoldo Mandic promovem ações de vigilância contra a dengue
Ações ocorreram nesta quinta, dia 18, no centro da cidade e no Jardim Primavera

O setor de Zoonoses, junto com os alunos de medicina da faculdade São Leopoldo Mandic, realizaram nesta quinta-feira, 18, uma atividade prática de ações de vigilância e controle da dengue em Vinhedo.

No período da manhã, 18 alunos trabalharam em uma busca ativa para encontrar e eliminar criadouro do mosquito Aedes aegypti no bairro Jardim Primavera. Já no período da tarde, outra turma, com 14 alunos, fizeram uma mobilização no centro da cidade. Os alunos panfletaram, abordaram pedestres, visitaram o comércio e fizeram pedágio no semáforo com banners de conscientização sobre a dengue. Também estavam presentes no evento o gerente Tulio Delaqua e os oficiais Nilton Moreira da Silva e Alexandre Alves da Silva, da Zoonoses.

Durante as ações, os agentes também abordaram a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito, ficar atento a todos os sintomas da dengue e onde procurar ajuda.

De acordo com a Secretaria da Saúde, Vinhedo registrou 124 casos confirmados de dengue no ano de 2023 até sexta-feira, dia 19. Somente no mês de maio, foram registrados 38 casos de dengue no município.

A dengue continua a ser uma preocupação para o interior do estado de São Paulo. Piracicaba confirmou a segunda morte por dengue desse ano, nesta quarta-feira, dia 17. Já Campinas continua em estado de epidemia, por conta da dengue, com uma morte confirmada neste ano. Até segunda-feira, dia 10 de maio, tinham sido registrados 5.728 casos confirmados na cidade.

Atente-se aos sintomas

A dengue causa febre alta, acima de 38° graus, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dores no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que podem resultar em desidratação. Ao apresentar estes sintomas, é recomendado que o morador procure uma das unidades de saúde da cidade para atendimento.

Autor: Victoria Sampaio