10 ABR 2024
Sábado da Vacina terá exame preventivo de câncer bucal para idosos
Exames ocorrem das 8h às 16h na UBS Planalto

Idosos que forem se vacinar neste Sábado da Vacina, dia 13 de abril, também terão a oportunidade de realizar exame preventivo de câncer bucal. Os exames ocorrem das 8h às 16h na UBS Planalto.

O exame é recomendado para pessoas com mais de 50 anos. Não é necessário agendamento prévio.

Para realizar o exame basta apresentar documento de identidade.

Câncer Bucal

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca (cavidade oral) ou  lábios que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, dor na garganta que não melhora , manchas esbranquiçadas ou avermelhadas .

Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O exame preventivo realizado por um dentista  pode diagnosticar lesões iniciais que na maioria dos casos são indolores !  As pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Sábado da Vacina

A imunização, que coincide com o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, será das 8h às 16h na UBS Planalto. Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis, assim como a bivalente da covid-19 e a vacina contra a gripe (Influenza).

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina. Não é necessário agendamento prévio.

Exame preventivo de câncer bucal para idosos

Data: Sábado, 13 de abril

Local: UBS Planalto - Rua Brasília, 273, Vila Planalto